Assunção Flores - Público
É importante conhecer o trabalho das escolas e dos professores e valorizar o que de positivo se constrói no dia a dia do contexto escolar. Mas também é preciso avaliar o que não está bem para melhorar o que tem de ser melhorado. Quem conhece a realidade das escolas, sabe que é possível encontrar professores que não desistem dos alunos, alunos que não desistem da escola, escolas que desenvolvem projetos relevantes, e nalguns casos inovadores, que fazem a diferença na vida dos alunos e das comunidades locais (embora estes aspetos não apareçam nos rankings). Os rankings não espelham a realidade complexa das escolas e do processo de ensinar e de aprender. Para isso, é necessário analisar o que as escolas efetivamente oferecem e realizam.
Claro. Aliás, que tal um ranking por aluno? A angústia das estatísticas, quando se tem um aluno à frente, não vejo competências, métricas, competição e sucesso, vê-se um ser no seu todo cuja aprendizagem não se desliga do seu bem-estar. Isto não se mede, acompanha-se, orienta-se e apoia-se na construção individual de algo que nos perpassa…É bonito, é mas dá mesmo muito trabalho e paciência…
ResponderEliminar