Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
domingo, 15 de maio de 2022
Carta Aberta do Luís Costa ao Ministro da Educação
sábado, 14 de maio de 2022
Até ao fim desta década, cerca de 40% dos professores irão reformar-se. Não estamos preparados para os substituir
Investigar para intervir na administração educacional
sexta-feira, 13 de maio de 2022
As (insuficientes) propostas do ME para a negociação com as organizações sindicais
Mais um Webinar do Projeto Maia
Açores - Lista de Colocações ao Concurso Interno de Provimento para 2022/2023
Consultar Lista Ordenada
Reserva de Recrutamento n.º 34
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 34
quinta-feira, 12 de maio de 2022
Webinar CNE, dia 19 de maio - “Aprendizagens essenciais: desafios e (possíveis) respostas"
Programa
eBook sobre "Implementação de Metodologias de Aprendizagem Baseada em Projetos"
quarta-feira, 11 de maio de 2022
Câmara delega as responsabilidades impostas pela transferência de competências
Mais um alerta para a falta de meios na Inspeção-Geral da Educação
Sindicato dos inspetores alerta para a falta de meios na Inspeção-Geral da Educação
Declaração para o Futuro da Internet
Não há fixação de contingente para Licença Sabática e Equiparação a Bolseiro só sem vencimento
Nos termos do despacho de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Educação, de 28 de abril 2022, foi determinado que para o ano escolar 2022/2023, apenas será concedida a equiparação a bolseiro a candidatos que apresentem pedidos na modalidade de equiparação a bolseiro sem vencimento para o desenvolvimento de projetos aprovados por uma instituição de apoio e financiamento.
Nota informativa da Equiparação a Bolseiro – Ano Escolar 2022/2023
Laboratórios de Educação Digital
• Disponibilizar às Escolas equipamento tecnológico para o uso eficaz das tecnologias digitais enquanto motores de práticas pedagógicas inovadoras, inclusivas e acessíveis a todos.• Fomentar a integração transversal das tecnologias no currículo, desde cedo, proporcionando o contacto com as referidas tecnologias, o que poderá, inclusivamente, ajudar nas escolhas, no que se refere ao prosseguimento de estudos.• Desenvolver competências digitais e incentivar ao prosseguimento de estudos nas áreas STEAM, promovendo a igual participação de raparigas e rapazes.
Na opinião de Santana Castilho "uma urgência não justifica uma canalhice"
ME convoca reuniões de negociação para os dias 16 e 18
- 𝗥𝗲𝗴𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗠𝗼𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗿 𝗗𝗼𝗲𝗻𝗰̧𝗮
- 𝗖𝗿𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝗾𝘂𝗮𝗱𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼𝗿 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗻𝗮𝘀 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼𝘀 𝗗𝗼𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀
terça-feira, 10 de maio de 2022
Seminário presencial: “Faltam professores! E agora?..."
Programa
Recomendação do Conselho das Escolas sobre a transferência de competências para as autarquias
Reservas de Recrutamento com injustiças e ilegalidades
COVID-19 - Prorrogação da declaração da situação de alerta até 31 de maio
segunda-feira, 9 de maio de 2022
Estatística preliminar correspondente ao desenvolvimento de AEC em 2021/2022
Contributos para a proposta de Orçamento do Estado
sábado, 7 de maio de 2022
2,3% dos cinco mil penalizados foram colocados na RR 33
Foram colocados 116 dos cinco mil professores que o Ministério quer trazer de volta à escola
Ministério não revelou quantos dos cinco mil professores penalizados anteriormente manifestaram vontade de voltar a concorrer esta semana. Esta é uma das medidas para minorar a falta de docentes nas escolas. João Costa revelou que haverá menos 6600 alunos sem professores já na próxima semana.
Esta medida bem como a brilhante ideia de transformar os horários das RR 32 e 33 (e talvez das seguintes?) em anuais e completos vêm tarde e não vão surtir qualquer efeito relevante e sustentado nas aprendizagens, uma vez que restam 39 dias de aulas (incluídas as interrupções para as provas de aferição e exames) até final do ano letivo para o 1º Ciclo e muito menos dias para os outros níveis de ensino. Será que vão apoiar os alunos até finais de agosto?
sexta-feira, 6 de maio de 2022
E o Ministro disse ...
"Vamos, pois, iniciar o processo da concertação para uma definição de um modelo de recrutamento que fixe os professores a quadros de escola e de agrupamento mais cedo e de forma permanente, com o objetivo de eliminar o eterno “casa às costas”, permitindo que haja previsibilidade e capacidade de ajustamento da vida pessoal ao lugar onde se fixa. Estamos também em diálogo com as instituições de ensino superior para trabalho em três frentes: a revisão do modelo de formação inicial de professores, com a introdução de estágios remunerados e indução na carreira; a criação de modelos para a profissionalização em exercício e para a formação dos professores que expressam a vontade de retomar uma carreira interrompida há anos.
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