quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Um livro com cheiro a chocolate!


Como professoras de Educação Especial (Zélia Gonçalves e Rosário Ferreira) pautamos o nosso percurso profissional orientado pelo Decreto-lei 3/2008, com promoção de igualdade de oportunidades, valorização a educação e promoção da melhoria da qualidade do ensino, com desenvolvimento de actividades e inclusivas, orientadas para o sucesso educativo de todas as crianças e jovens, com e sem Necessidades Educativas Especiais.
Pretendemos apresentar uma experiência de trabalho, desenvolvido na linha promoção da igualdade de direitos e oportunidades. Esta culminou na construção de um livro para crianças – feito pelas crianças, desenvolvidas em Formação Cívica, pelos alunos de 4.º ano, turma 13 da EB1 Luís de Camões, V. N. de Famalicão. Utilizamos uma metodologia participativa, em que promovemos a interacção com outras crianças da mesma idade com deficiências diversas, em contexto de actividades lúdico-pedagógicas.
Dados os pilares da nossa prática pedagógica assentarem nos princípios da inclusão educativa e social, com vista ao sucesso educativo dos alunos, quer em termos de autonomia, quer em termos emocionais, quer, ainda, em termos de igualdade de oportunidades, consideramos que promovemos uma actividade bastante diversificada, motivadora e adequada aos alunos com e sem necessidades educativas especiais, com a devida valoração pelos seus contextos ambientais ou familiares. Assim, asseguramos uma adequação do processo de ensino-aprendizagem, através de uma pedagogia diferenciada, promotora do sucesso pessoal e social dos alunos; seguindo a iniciativa do aluno; utilizando o reforço social, bem como a actividades motivantes que abordaram as temáticas do Respeito, Tolerância e Partilha.
Cresceram todos no seu Ver de ver a diferença!
Demonstrou que a partilha de experiências e o vivenciar de situações pelas crianças afigura-se eficaz na construção de conhecimento e promove a diminuição de diferenças.
Zélia Gonçalves
Maria Rosário Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário