Como professoras de Educação
Especial (Zélia Gonçalves e Rosário Ferreira) pautamos o nosso percurso
profissional orientado pelo Decreto-lei 3/2008, com promoção de igualdade de
oportunidades, valorização a educação e promoção da melhoria da qualidade do
ensino, com desenvolvimento de actividades e inclusivas, orientadas para o
sucesso educativo de todas as crianças e jovens, com e sem Necessidades
Educativas Especiais.
Pretendemos apresentar uma
experiência de trabalho, desenvolvido na linha promoção da igualdade de
direitos e oportunidades. Esta culminou na construção de um livro para crianças
– feito pelas crianças, desenvolvidas em Formação Cívica, pelos alunos de 4.º
ano, turma 13 da EB1 Luís de Camões, V. N. de Famalicão. Utilizamos uma metodologia
participativa, em que promovemos a interacção com outras crianças da mesma
idade com deficiências diversas, em contexto de actividades lúdico-pedagógicas.
Dados os pilares da nossa prática
pedagógica assentarem nos princípios da inclusão educativa e social, com vista
ao sucesso educativo dos alunos, quer em termos de autonomia, quer em termos
emocionais, quer, ainda, em termos de igualdade de oportunidades, consideramos
que promovemos uma actividade bastante diversificada, motivadora e adequada aos
alunos com e sem necessidades educativas especiais, com a devida valoração
pelos seus contextos ambientais ou familiares. Assim, asseguramos uma adequação
do processo de ensino-aprendizagem, através de uma pedagogia diferenciada,
promotora do sucesso pessoal e social dos alunos; seguindo a iniciativa do
aluno; utilizando o reforço social, bem como a actividades motivantes que
abordaram as temáticas do Respeito, Tolerância e Partilha.
Cresceram todos no seu Ver de ver
a diferença!
Demonstrou que a partilha de
experiências e o vivenciar de situações pelas crianças afigura-se eficaz na
construção de conhecimento e promove a diminuição de diferenças.
Zélia Gonçalves
Maria Rosário Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário