Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
terça-feira, 25 de julho de 2023
Resoluções do Conselho de Ministros - Autorizações de despesas
segunda-feira, 24 de julho de 2023
Sistema de Informação de Manuais Escolares (SIME)
Curso de Atualização de Diretores Escolares por 1230€??
Que género de impacto têm já as novas tecnologias e a inteligência artificial nas nossas sociedades?
Desistência do pedido de mobilidade por doença 2023/2024
Procedimento para efetuar a desistência do pedido de mobilidade por doença 2023/2024.
Aperfeiçoamento do Procedimento de Mobilidade por Doença
sábado, 22 de julho de 2023
Governo anuncia SIMPLEX nas Escolas
Com o objetivo de simplificar metodologias, processos administrativos, expedientes e eliminação de redundâncias, no âmbito do Simplex, o Ministério da Educação avança já no próximo ano letivo com um primeiro conjunto de medidas de desburocratização interna das escolas, uma decisão que corresponde a um compromisso assumido com as escolas e os professores, inscrito no Programa de Governo.
Este primeiro passo, que consiste em duas dezenas de iniciativas teve por base as sugestões apresentadas por várias direções dos estabelecimentos de educação e ensino de todo o país e por listas entregues por algumas organizações sindicais, construindo-se, em primeira instância, a partir da experiência das próprias escolas.
Em concreto:
- Reduzir ao essencial os aspetos que devem ser monitorizados/avaliados em todos os planos e projetos determinados pela tutela.
- Limitar o texto das atas aos assuntos tratados, decisões e declarações de caráter pedagógico, sendo eliminados os documentos passíveis de serem consultadas em fontes digitais ou que fazem parte do trabalho corrente de Direção de Turma.
- Eliminar das atas as listas de evidências e prestação de contas do trabalho dos Diretores de Turmas e dos professores.
- Dispensar a avaliação das aprendizagens dos alunos nas AEC – _Atividades de Enriquecimento Curricular.
- Substituir o Programa de Apoio Educativo pela revisão anual dos Planos de Ação Estratégica.
- Tornar facultativas as reuniões intercalares, deixando a sua realização aos casos em que se justifiquem, determinando que todos os professores submetam as descrições qualitativas, relativas ao desempenho dos alunos, nas plataformas digitais em uso nas escolas para informação aos encarregados de educação.
- Elaborar planos de recuperação simplificados dispensando-os da qualidade de instrumentos administrativos/ prestação.
- Reduzir os procedimentos para a realização de visitas de estudo simplificando os requisitos administrativos.
- Delegar nos diretores as decisões sobre as visitas de estudo internacionais com reporte da sua realização aos serviços.
- Elaborar modelos simplificados de planos-relatórios.
- Autorizar a realização de reuniões online.
- Implementar o trabalho remoto opcional/ facultativo para as reuniões com Encarregados de Educação.
- No caso das escolas TEIP, centralizar e limitar os documentos empregues para a sua monitorização.
- Condensar normas legais e regulamentares de funcionamento nas escolas num único site.
- Eliminar a descoordenação de normas de nível diferente.
- Assumir o princípio de que o que for desmaterializado não carece de duplicação ou de assinatura em papel.
- Eliminar relatórios de execução de medidas com alunos que repitam dados que se deduzem da avaliação atribuída.
- Eliminar a necessidade de tramitação de papéis para justificação de faltas de professores que se encontram em visitas de estudo.
- Alargar a realização de formação contínua, nos Centros de Formação de Associação de Escolas, do pessoal docente e não docente, na modalidade e-learning.
- Criar o Prémio Simplex para as Escolas, distinguindo as instituições mais pró-ativas na eliminação de burocracia na gestão pedagógica e partilha e boas práticas.
Para além das propostas de desburocratização apresentadas pelas Direções de Escolas, o Ministério da Educação, tal como já anunciado, continua em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa a fazer o levantamento de procedimento burocráticos a eliminar.
Está ainda determinada a constituição de um grupo em cada Agrupamento de Escola com vista à simplificação de procedimentos internos administrativos e a elaborar de um manual de simplificação de práticas administrativas dos docentes.
sexta-feira, 21 de julho de 2023
Tabela de Vencimentos (2º Semestre 2023) - Carreira Docente
Tabelas de retenção na fonte para o continente - 2023 semestre 2
Acordo entre governo e municípios para reabilitação de 451 escolas
Decisão do procedimento relativo à mobilidade de docentes por motivo de doença
Recursos Tecnológicos das Escolas 2021/2022
Indicação de componente letiva (ICL) - 1ª Fase
InfoCursos - Dados e Estatísticas de Cursos Superiores.
- Situação após 1 ano dos novos inscritos;
- Distribuição das classificações finais dos alunos diplomados;
- Distribuição dos alunos inscritos por sexo, nacionalidade e idades;
- Percentagem de recém-diplomados do curso que estão registados no IEFP como desempregados.
quinta-feira, 20 de julho de 2023
Fundo de Financiamento da Descentralização no domínio da educação para 2023
Fixados serviços mínimos para os dias 24 a 29 de julho
Acórdão n.º 34/2023/DRCT-ASM, de 18/07, referente a definição de serviços mínimos e meios necessários para os assegurar, na sequência dos avisos prévios de greves nacionais de todos os trabalhadores docentes e trabalhadores com funções docentes decretadas pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (S.TO.P.), a todos os procedimentos, incluindo reuniões, conducentes a todas as avaliações finais (em todos os ciclos de ensino), durante o período de funcionamento correspondente ao dia decretado, e a todo o trabalho de preparação, aplicação e avaliação das Provas de Aferição, durante o período de funcionamento correspondente ao dia decretado, para os dias 24, 25, 26, 27, 28 e 29 de julho de 2023, o Tribunal Arbitral decidiu:
«Face ao exposto, o Colégio Arbitral decide, por unanimidade, fixar os seguintes serviços mínimos durante o período de funcionamento correspondente aos dias decretados, da seguinte forma:
I) Assegurar os meios estritamente necessários à realização da avaliação interna dos alunos, garantindo:
a) A disponibilização aos conselhos de docentes e conselhos de turma das propostas de avaliação resultantes da sistematização, ponderação e juízo sobre os elementos de avaliação de cada aluno;
b) A realização pelos conselhos de docentes e conselhos de turma das reuniões de avaliação interna final, garantindo o quórum mínimo e necessário nos termos regulamentares.
II) Assegurar os meios estritamente necessários à realização das provas de aferição, provas finais de ciclo, provas de equivalência à frequência e exames finais do secundário, e das atividades e tarefas a elas relativas, garantindo:
a) A receção e guarda dos enunciados das provas em condições de segurança e confidencialidade;
b) A existência de professores vigilantes por sala e professores coadjuvantes por disciplina;
c) A existência de docentes classificadores em número estritamente necessário à classificação das provas realizadas, incluindo o levantamento das provas;
d) A constituição de secretariados de exames e existência de técnicos responsáveis pelos programas informáticos de apoio à realização das provas, assegurados pelos docentes estritamente necessários, nos termos previstos no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2022-2023.
Consigna-se que os meios acima referidos são os que forem estritamente necessários ao cumprimento dos serviços mínimos acima determinados, escola a escola, adequados à dimensão e ao número de alunos que a frequenta.»
Mais cumpre destacar que são fixados serviços mínimos para as provas de aferição, abrangendo a sua classificação.
Nestes termos, a Direção de cada Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada deverá tomar as medidas necessárias, em termos de distribuição de serviço, com vista a assegurar o cumprimento destes serviços.”
quarta-feira, 19 de julho de 2023
Plano 23|24 Escola+ - Plano de recuperação de aprendizagens
A opinião de Santana Castilho
Edição de 2023 do relatório O Estado da Nação e as Políticas Públicas
Todas as escolas do País estarão encerradas na semana de 14 a 18 de agosto.
O Ministro da Educação anunciou na reunião, a decorrer em Coimbra durante a manhã de hoje, com os 811 Diretores de Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas, que todas as escolas públicas do país poderão encerrar durante a semana de 14 a 18 de agosto.
Parlamento recomenda ao Governo o reforço de formação em educação especial ao longo do percurso da docência
Recomenda ao Governo o reforço de formação em educação especial ao longo do percurso da docência
A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:
1 - Dê orientações gerais para que:
a) Os planos de estudos das licenciaturas em Educação Básica integrem unidades curriculares de educação especial e inclusão;
b) Os mestrados que constituem habilitação profissional para a docência integrem uma unidade curricular de diferenciação, flexibilização e adequação curricular no âmbito da educação inclusiva.
2 - Promova uma efetiva administração de formação contínua para necessidades educativas especiais.
Dois pareceres e uma recomendação do Conselho das Escolas
• Que sejam asseguradas as medidas 2.1.1 – Reforço extraordinário de docentes, 2.1.2 – Reforço dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, e 2.1.3 – Reforço das equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva, constantes do anexo à RCM 90/2021, Plano 21/23 Escola +.