Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
terça-feira, 9 de março de 2021
Partilhas de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem
segunda-feira, 8 de março de 2021
Proposta de desconfinamento apresentada hoje ao Governo
Leia aqui os quadros da proposta
Programa de rastreios para SARS-CoV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino
PROGRAMA DE RASTREIOS LABORATORIAIS PARA SARS-COV-2 NAS CRECHES E ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO
Aquisição de serviços de realização de testes rápidos para as escolas
Resolução do Conselho de Ministros n.º 16-A/2021
domingo, 7 de março de 2021
Governo pretende preparar a reabertura gradual das atividades presenciais
Conselho de Ministros extra aprova 19 milhões para testes rápidos em escolas e creches
"Que a Educação não pode ser encarada como um jogo de Lego e que as pessoas não se reduzem a peças de uma engrenagem"
sábado, 6 de março de 2021
Pensão na hora disponível na Segurança Social Direta
Trabalhadores da Administração Pública voltam a poder acumular indemnizações com salário
É urgente cuidar da saúde física, mental e emocional
Equipas móveis vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas
sexta-feira, 5 de março de 2021
Reserva de recrutamento n.º 20
Nota informativa
quinta-feira, 4 de março de 2021
Não é com "bazucas" que se atraem educadores e professores!!
- Devolvam o tempo de serviço roubado à progressão na carreira;
- Corrijam as ultrapassagens e reposicionamentos com a contagem integral do tempo de serviço;
- Apresentem e implementem uma avaliação séria, sem injustiças e sem travões administrativos penalizadores;
- Atribuam um salário digno e sem cortes sistemáticos;
- Melhorem as condições de trabalho e respeitem os horários de 35 horas semanais;
- Reduzam ou acabem com a burocracia de procedimentos desnecessários que tornam o processo de ensino-aprendizagem menos célere e menos eficiente;
- Definam uma idade legal para a aposentação dos educadores e professores;
- Clarifiquem, como prometido, as funções a exercer pelos educadores e professores em monodocência a partir dos 60 anos;
- Valorizem o Estatuto da Carreira Docente e um regime de concursos e recrutamento que promova a estabilidade e com um mínimo de previsibilidade;
- Acabem com a absurda ideia de municipalizar a educação;
- Respeitem e valorizem uma profissão que com a ação política procuraram destruir ao longo dos últimos anos.
Educação, Cidadania e Comunidade
EDUCAÇÃO, CIDADANIA E COMUNIDADE
(Breve Apontamento para ler ou ouvir)
Por: Juiz Conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio
"Aos professores pode pedir-se muito. E pede-se. Mas não pode pedir-se tudo. Por isso, cabe reclamar uma intervenção em rede envolvendo, conforme os casos, a Família, a Escola, os Serviços de Saúde, de Justiça, de Segurança Social, Coletividades, Empresas, Movimentos Culturais, Artísticos e Sociais e Responsáveis Políticos aos vários níveis do Poder, tendo como base comum global, um compromisso de cooperação e corresponsabilização. Sem Escola, renega-se o objetivo de uma inclusão universal; sem Educação, nega-se a própria condição humana."
Para ler e/ou ouvir este artigo
Estudo sobre o conhecimento e atitudes dos professores em relação à orientação sexual dos jovens
Para uma abordagem Pedagógica dos Testes
Para uma abordagem Pedagógica dos Testes
quarta-feira, 3 de março de 2021
Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes
Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes
Webinar para Educadores e Professores do 1º CEB - Crescer e Educar em Igualdade
As inscrições são limitadas à capacidade da sala zoom.
Inscrições consideradas por ordem de entrada até ao dia 6/3 às 23:59h.
A confirmação, bem como o link para aceder à sessão do dia 8 de março (segunda-feira), serão enviados para o email que indicar na inscrição. Por favor, tenha esta informação em atenção.
A opinião de Santana Castilho
O Maurício Brito fez as contas
“Impacto financeiro (anual) da supressão dos estrangulamentos nos acessos aos 5º e 7º escalões nos anos de 2018, 2019 e 2020.
(Ponto prévio: Este trabalho foi por mim realizado após ter sido solicitado pelo Arlindo Ferreira, no âmbito da petição “Pelo fim das vagas no acesso ao 5º e 7º escalões”.)
Impacto financeiro (anual) da supressão dos estrangulamentos nos acessos aos 5º e 7º escalões nos anos de 2018, 2019 e 2020
VACINAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
terça-feira, 2 de março de 2021
Decerto que a chanceler alemã não partilha da grave epifania a “escola é segura”.
Apoios financeiros atribuídos às associações de jovens no ano de 2021
Publicada a Portaria que estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia causada pela doença COVID-19 no âmbito dos apoios financeiros atribuídos às associações de jovens no ano de 2021.
Portaria n.º 47/20211
segunda-feira, 1 de março de 2021
IGeFE - Processamento de Remunerações 2021
Nota Informativa nº 4/IGeFE/DGRH/2021
DGAEP - Atualização das Perguntas Frequentes