"A Escola deve pois assumir-se como o espaço onde se aprende a respeitar a diversidade, onde se aprende a conhecer outras culturas e línguas, outros hábitos, outras vivências, outras realidades. A Escola é o espaço privilegiado da construção da comunidade que se torna mais rica, na medida em que aceita a riqueza que decorre da diversidade.
...
Naturalmente, para que a escola seja um espaço de inclusão, tem de ser praticar uma
educação de qualidade, dotada de meios e profissionais capazes de responder à diver
sidade existente na mesma. A escola inclusiva é uma escola que promove o sucesso es
colar e exige a participação e envolvimento de todos no seu quotidiano. Só com a participação e o envolvimento de todos na vida da escola pode esta ser um espaço de inclusão.
Mas não chega criar as condições para o combate à exclusão e promoção da inclusão. É
necessário estar continuamente atento, monitorizar, avaliar e atualizar os instrumentos
e mecanismos de inclusão; repensar a inclusão é adequar continuamente os mesmos aos
novos desafios colocados por cada criança e aluno, por cada mudança conjuntural, por
cada nova necessidade identificada. Esta é uma tarefa contínua do docente de educação
especial e de toda a escola, enquanto ecossistema social, no sentido da promoção do
sucesso escolar, de todos e de cada um."
Sem comentários:
Enviar um comentário