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Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
segunda-feira, 18 de setembro de 2023
domingo, 17 de setembro de 2023
Docentes que vincularam este ano, após vários anos de contrato, têm de cumprir o período probatório
2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024
Docentes do particular e cooperativo podem ser beneficiários da ADSE
- Pessoal docente do ensino particular e cooperativo, desde que para o efeito seja celebrado um acordo entre a entidade empregadora e a ADSE, I.P.
sábado, 16 de setembro de 2023
Será assim que se agiliza a recuperação das aprendizagens e o sucesso de todos os alunos?
sexta-feira, 15 de setembro de 2023
Projeto C.A.F.E. em Timor-Leste – Procedimento Concursal 2024
Reserva de recrutamento n.º 03
Finalmente uma medida acertada: Reutilização de manuais no 1º Ciclo vai terminar
quinta-feira, 14 de setembro de 2023
quarta-feira, 13 de setembro de 2023
SIPE lança abaixo assinado e pede reunião urgente com o ministro
Não Podemos Parar.
@Todos Unidos Conseguimos
Alterações e ajustamentos nas regras de apoio financeiro às Escolas Profissionais
A opinião de Santana Castilho no começo de um novo ano escolar
terça-feira, 12 de setembro de 2023
Salários reais dos Professores caíram 1% em Portugal, mas subiram 6% na OCDE
A formação profissional será fundamental para responder à procura crescente de trabalhadores qualificados e para se adaptar a um mercado de trabalho em mutação
Um "Simulador" que não é um Simulador!
Atualização das FAQs - Mecanismos de aceleração de progressão na carreira
Mobilidade de docentes por motivo de doença 2023/2024
Aplicações eletrónicas disponíveis a partir do dia 12 de setembro de 2023 (hora de Portugal continental) para efetuar a extração do Relatório Médico e submissão do Pedido.
SIGRHE
NOTA INFORMATIVA MPD art.º 9.º Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho
SIPE EXIGE AO GOVERNO EXTINÇÃO DO REGIME PROBATÓRIO
segunda-feira, 11 de setembro de 2023
A opinião de Carlos Santos
sábado, 9 de setembro de 2023
Perfil do Aluno 2021/2022
Bolsas Gulbenkian Novos Talentos
sexta-feira, 8 de setembro de 2023
Requisitos mínimos de formação para seleção de docentes em procedimentos de contratação de escola
Reserva de recrutamento n.º 02
Listas – Reserva de recrutamento n.º 02
Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira dia 11 de setembro, até às 23:59 horas de terça-feira dia 12 de setembro de 2023 (hora de Portugal continental).
Presidente do Conselho das Escolas em tons muito rosa deixa o alerta
“A situação é pior” do que temia o Conselho de Escolas “porque há menos professores”
Presidente dos directores acredita que a falta de professores já está a levar algumas famílias a levarem os seus filhos para o ensino privado.Regras e procedimentos de conceção e operacionalização do currículo relativos à conclusão de cursos do Ensino Secundário
Publicada hoje a Portaria que procede à primeira alteração à Portaria n.º 226-A/2018, de 7 de agosto, que regulamenta os cursos científico-humanísticos a que se refere a alínea a) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, na sua redação atual
A Portaria n.º 226-A/2018, de 7 de agosto, regulamenta os cursos científico-humanísticos a que se refere a alínea a) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, designadamente os cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e de Artes Visuais, e define as regras e os procedimentos de conceção e operacionalização do currículo destes cursos, bem como da avaliação e certificação das aprendizagens, tendo em vista o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Cumprido o quinto ano de vigência do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, procedeu-se à sua alteração, consagrada no Decreto-Lei n.º 62/2023, de 25 de julho, acomodando a revisão do modelo de conclusão dos cursos científico-humanísticos, muito particularmente no que respeita à complementaridade entre os processos de avaliação interna e de avaliação externa das aprendizagens, à adequação do elenco de exames finais nacionais a realizar pelos alunos destes cursos à possibilidade de conceção de percursos formativos próprios, por cada aluno, bem como ao equilíbrio entre o investimento feito em cada disciplina realizada durante o ensino secundário e o seu contributo para a média final de curso.




















