segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cortes previsíveis nas AECs


«"No ensino obrigatório há ofertas, como a do programa Escola a Tempo Inteiro, que podem ser redimensionadas". Este programa, lançado em 2006 pelo Governo de José Sócrates, teve como objectivo garantir que as escolas do 1.º ciclo estejam abertas até às 17h30, quando antes muitas fechavam pela hora do almoço. Para o conseguir foram criadas as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), que incluem obrigatoriamente o apoio ao estudo e o ensino de Inglês e que actualmente são oferecidas gratuitamente em mais de 99% das 4188 escolas.
Muitas destas actividades são garantidas por professores que não estão no quadro e são contratados para o efeito. É aqui que Seufert diz que se poderá poupar, redimensionando a oferta existente, de modo a que esta possa ser "garantida pelos quadros das escolas e do ministério de forma a minimizar ao máximo os horários zero e os professores que não dão aulas". Em 2013 as AEC custarão ao Estado 230 milhões de euros, menos de metade do que custaram no ano lectivo de 2009/2010.»
Público (negrito nosso)

2 comentários:

  1. O irá acontecer aos professores das aecs que há tanto tempo trabalham para o Estado a recibos verdes e sem ordenado em pausas letivas? Vão todos para o desemprego? Quem se interessa com eles? Ninguém nunca se preocupou com isso por que razão haveria agora alguém de se preocupar? Passar fome só no verão ou no ano inteiro. O que interessa isso? São só professores, a classe mais mal tratada nos últimos anos. PROFESSORES - LIXO. Eu sou professora, é assim que me sinto.

    ResponderEliminar
  2. É impressionante como os professores se preocupam com os outros professores primeiro não queriam AECs agora já querem, Os das AECs que dão à mais de 8 anos que se lixem.

    ResponderEliminar