Inquérito Nacional sobre as Condições de Vida e Trabalho na Educação em Portugal (INCVTE)
Coordenação de Raquel Varela
Primeiro Relatório – Versão Preliminar. Lisboa, Outubro de 2018. 93p.
"O presente estudo social
pretende responder a algumas «questões
públicas»:
Por que uma grande parte dos
professores, ao final do dia, sentem-se esgotados? Quais são as causas
do sentimento de exaustão emocional
entre os docentes? De onde advém
o stress laboral na educação escolar?
Como compreender e/ou explicar um
mal-estar tão difuso e generalizado nas
funções, estrutura e dinâmicas desta
atividade vital?
O desgaste profissional não ocorre
num qualquer tempo ou espaço. Apesar
de já detectado há muito, a percepção
ampliada deste problema surgiu pari
passu com as políticas de austeridade,
um eterno retorno do “fazer mais, com menos”, e casos de exaustão provocados,
sobretudo, por sobrecarga de trabalho,
realizado em escassez de condições
laborais efetivas.
Sem comentários:
Enviar um comentário