quarta-feira, 31 de março de 2010

Repetência gera conflitualidade!

A ministra anunciou também alguns "ajustamentos" que irão acontecer nos segundo e terceiros ciclos do ensino básico. Estes constarão de proporcionar poder de decisão aos conselhos directivos das escolas no que toca à possibilidade de poderem optar por incluir disciplinas semestrais (ao invés das tradicionais anuais) no decorrer normal do ano lectivo. Anunciou também a intenção de criar aulas de recuperação para alunos necessitados. Afirmou pretender anular a repetência, que considera "um mal que gera conflitualidade" e anunciou que o regime de faltas não irá comprometer a frequência de ano.
A ministra admitiu que os alunos do terceiro ciclo sentem dificuldades em gerir o número de disciplinas. Nesse sentido informou que irá propor "que as escolas escolham entre oferecer meio ano de uma disciplina, por exemplo História, e outra durante o resto do ano, como Geografia". Comunicou ainda a intenção de criar aulas de recuperação.
O novo Estatuto do Aluno acaba com o chumbo por faltas entre os estudantes que frequentam os primeiros três ciclos do Ensino Básico. Outra das novidades é que os auxiliares educativos passam a poder repreender os alunos e apresentar queixa junto aos directores das escolas.
As alterações foram reveladas esta tarde pela ministra da Educação no Parlamento e foram registadas pela repórter Andreia Brito.
Notícia Antena1

Sem comentários:

Enviar um comentário