Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
quinta-feira, 21 de abril de 2022
Para grandes males, grandes remédios - José Eduardo Lemos
Máscaras deixam de ser obrigatórias nas escolas
Comunicado do Conselho de Ministros de 21 de abril de 2022
Ex-ministro das Finanças foi nomeado vice-reitor da única universidade para a qual aprovou o financiamento
ISCTE foi a única instituição de Ensino Superior a receber apoio das Finanças nos últimos cinco anos
quarta-feira, 20 de abril de 2022
Transferências para os Municípios no âmbito dos contratos de execução e dos contratos interadministrativos de delegação de competências
Que futuro para a Educaçao?
terça-feira, 19 de abril de 2022
Concursos na Região Autónoma da Madeira
Concurso Interno e afetação: 19 a 22 de abril Mobilidade Interna (quadros de escola): 30 de maio a 1 de junho Concurso Externo e contratação inicial: 29 de abril a 2 de maio
- Concurso interno efetuar-se-á no período de 9 a 12 de maio de 2022, inclusive.- Concurso externo e de contratação inicial decorre no período de 1 a 3 de junho de 2022, inclusive.- Mobilidade interna decorre de 13 a 15 de junho de 2022, inclusive.- Concurso de afetação aos quadros de zona pedagógica decorre no período de 27 a 30 de junho de 2022, inclusive.
Porto Editora disponibiliza gratuitamente recursos e licenças virtuais para os alunos Ucranianos
Validação do Aperfeiçoamento – Concurso Externo/Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento
Nota Informativa – Validação do Aperfeiçoamento da Candidatura ao Concurso Externo/Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento 2022/2023
domingo, 17 de abril de 2022
Matrículas para o ano letivo 2022/2023
Portal das Matrículas
Despacho n.º 4209-A/2022 de 11 de abril
sábado, 16 de abril de 2022
Despesa na Educação aumenta apenas na transição digital e à boleia dos fundos comunitários
OE2022: as verbas para Educação sobem, à boleia do PRR
quinta-feira, 14 de abril de 2022
Reserva de Recrutamento n.º 30
Listas – Reserva de recrutamento n.º 30
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 30
Relatório sobre a implementação dos planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário (PDPSC)
A ação estratégica das escolas portuguesas no desenvolvimento pessoal, social e comunitário dos alunos durante a pandemia de COVID-19
quarta-feira, 13 de abril de 2022
Orçamento do Estado para 2022
Apresentação do Orçamento do Estado para 2022
Aperfeiçoamento da Candidatura - Concurso Externo/Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento
Nota Informativa – Aperfeiçoamento da Candidatura ao Concurso Externo/Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento 2022/2023
Manual de Instruções – Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica 2022/2023
Santana Castilho desafia João Costa para um debate público
terça-feira, 12 de abril de 2022
Referencial Educação para a Segurança a Defesa e a Paz em Consulta Pública
Máscaras permanecem pelo menos até ao dia 22 de abril
Comunicado do Conselho de Ministros extraordinário de 12 de abril de 2022
Calendário das matrículas e respetivas renovações para o ano letivo de 2022-2023
Despacho n.º 4209-A/2022
1 - Em cada estabelecimento de educação e de ensino são elaboradas e divulgadas as listas de crianças e alunos que requereram ou a quem foi renovada a matrícula, de acordo com os seguintes prazos:
a) Até 31 de maio de 2022, no caso de matrículas na educação pré-escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;
b) Até ao 5.º dia útil após o fim do período de matrícula e de renovação de matrícula para os alunos do 5.º ano, 7.º ano, 10.º ano e 1.º ano do ensino profissional.
2 - As listas dos alunos admitidos são publicadas:
a) No dia 1 de julho de 2022, no caso da educação pré-escolar e do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;
b) No dia 1 de agosto de 2022, no caso dos restantes anos do ensino básico e do ensino secundário, com indicação do curso em que cada aluno foi admitido.
Máscaras, por agora, são para manter
segunda-feira, 11 de abril de 2022
Oportunidades educativas da integração digital em cenários de gamificação e jogos digitais
OPORTUNIDADES EDUCATIVAS DA INTEGRAÇÃO DIGITAL EM CENÁRIOS DE GAMIFICAÇÃO E JOGOS DIGITAIS
Estamos apenas a viver na ilusão social de um mundo voltado para a transformação do sistema educativo pela inovação com tecnologia?
Marco Bento
A integração da tecnologia no processo educativo sofre de uma grave lacuna entre o que é a realidade e os que são as expetativas, num período de dúvidas de todo o ecossistema educativo.
Na Educação, permanece a controvérsia entre a necessidade de inovação do sistema educativo, e a sua natural evolução social, versus a permanência de um modelo tradicional de ensino consistente, testado e seguro na sua ação pedagógica. Estamos apenas a viver na ilusão social de um mundo voltado para a transformação do sistema educativo pela inovação com tecnologia. Na verdade, a inovação, com e através da tecnologia, é apenas um placebo que nos é dado como se a sua utilização fosse uma prática inovadora num sistema de ensino.