Consulte aqui o guião e regulamento.
Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
terça-feira, 3 de maio de 2022
Candidaturas ao Selo Escola Saudável 2022-2024
Consulte aqui o guião e regulamento.
segunda-feira, 2 de maio de 2022
Regresso à RR para todos os que manifestarem expressamente essa intenção
Primeiros dados de monitorização do Plano 21|23 Escola+
Monitorização do Plano 21|23 Escola+
Relatórios Globais divulgados pela IGEC
- Organização do Ano Letivo - 2020-2021 (div. em abril de 2022)
- Auditoria e Controlo Financeiro - 2019 (div em abril de 2022)
- Auditorias aos Apoios concedidos pelo Ministério da Educação ao Ensino Particular e Cooperativo - biénio 2017-2018 (div. em abril de 2022)
- Apoio Tutorial Específico - 2018-2019 (div. em abril de 2022)
- Organização e Funcionamento dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo - 2018 (div. em abril de 2022)
- Gestão do Currículo: Ensino Experimental das Ciências - 2018 (div. em abril de 2022)
- Provas de Avaliação Externa - 2020 (div. em março de 2022)
- Avaliação Pedagógica no Ensino Secundário - Acompanhamento do Trabalho das Escolas - 2020 (div. em março de 2022)
- Educação e Formação de Adultos - 2018 (div. em março de 2022)
- Empréstimo e Reutilização de Manuais Escolares - 2019 (div. em março de 2022)
- Provas de Avaliação Externa - 2019 (div. março de 2022)
sexta-feira, 29 de abril de 2022
Horários da RR 32 e seguintes podem ser todos completos e anuais!!!
A falta de Professores será um problema dramático para o país.
A falta de Professores será um problema dramático para o país
Por: Professor Rui Pereira - DOC SIPE
Reserva de Recrutamento n.º 32
quinta-feira, 28 de abril de 2022
Os professores que nunca morrem
Os professores que nunca morrem - Narrativas sobre o meu melhor professor
Adoção de manuais escolares para o ano letivo 2022/2023
Ensinos Básico e Secundário - Adoção de manuais escolares para o ano letivo de 2022/2023
Períodos de apreciação, seleção e adoção:
Os prazos relativos aos períodos de apreciação, seleção e adoção de manuais escolares, decorrem entre os dias:
9 de maio a 6 de junho de 2022 - para o 3.º ano de escolaridade;
19 de maio a 16 de junho de 2022 - para os 5.º, 7.º, 8.º e 11.º anos de escolaridade.
Períodos de registo on-line da apreciação, seleção e adoção:
O período de registo on-line da apreciação, seleção e adoção de manuais escolares, a realizar por cada escola do agrupamento ou escola não agrupada, decorre entre os dias:
24 de maio a 21 de junho de 2022 - para o 3.º ano de escolaridade;
2 de junho a 30 de junho de 2022 - para os 5.º, 7.º, 8.º e 11.º anos de escolaridade.
DGS atualizou a orientação sobre o uso obrigatório e recomendado de máscara
Orientação nº 011/2021 de 13/09/2021 atualizada a 28/04/2022
Foi revogada a Orientação nº 005/2021 de 21/04/2021 - COVID-19: Uso de Máscaras.
Uma amnistia geral
Será que este perdão coletivo vai resolver o problema da falta de professores?
Olhe que não, olhe que não!!
A tentativa de salvar o ano no fim do ano
Estas medidas são simples, são o mínimo dos mínimos para tentar salvar o ano de alguns alunos. Mas basta olhar para o calendário: chegam tarde.
quarta-feira, 27 de abril de 2022
Equipa do Ministério da Educação reuniu-se com organizações sindicais
- Levantamento das penalidades por recusa de horários, permitindo que cerca de 5000 docentes possam voltar a candidatar-se a horários existentes;
- Autorização para completamento de horários, com atividades de apoio aos alunos e aulas de compensação, nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, nos grupos de recrutamento com maiores dificuldades de substituição.
- Alteração, já para o ano letivo de 2022/23, das condições de renovação dos contratos dos professores contratados, de modo a criar maiores condições de estabilidade e assegurar a continuidade do trabalho nas escolas contribuindo assim para uma mais eficaz recuperação das aprendizagens;
- Regulamentação da Mobilidade por Doença;
- Revisão das habilitações para a docência.
- Rever o modelo de recrutamento de professores para potenciar a estabilidade no acesso à carreira e a vinculação mais rápida a quadro de agrupamento e de escola não agrupada;
- Rever os modelos de formação inicial de professores, possibilitando uma maior imersão da formação no contexto escolar, retomando a remuneração dos estágios profissionais, e a atualização científico-pedagógica de professores que pretendam regressar à carreira;
Ainda há milagres?
Santana Castilho Por Abril
terça-feira, 26 de abril de 2022
Custa compreender como há tantos professores
Rui Correia
SIPE apresenta 12 propostas para a valorização da profissão docente
segunda-feira, 25 de abril de 2022
25 de abril
domingo, 24 de abril de 2022
A ler no Correntes
Da falta estrutural de professores: avisos, culpas e soluções
Concurso para Diretores e Subdiretores das Escolas Portuguesas de Moçambique e Timor-Leste
sábado, 23 de abril de 2022
23 de abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Porque ler, ler é a nossa liberdade, é o nosso momento de liberdade!
Síndrome de burnout: uma doença potenciada pelo trabalho
Síndrome de Burnout
sexta-feira, 22 de abril de 2022
Apuramento de Vagas - Concurso de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança
Reserva de recrutamento n.º 31
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 31
Uso de máscara deixa de ser obrigatório esta sexta-feira
Estabelece medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia da doença COVID-19
O presente decreto-lei procede à trigésima sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, na sua redação atual, que estabelece medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo coronavírus - COVID-19.