A Rede Eurydice divulga um relatório atualizado que mostra, através de factos e figuras, que tempo mínimo de ensino é recomendado anualmente nos vários países da Europa, para cada disciplina, durante os anos que definem a escolaridade obrigatória desse universo. Este trabalho permite observar alguns parâmetros tão importantes como o tempo alocado a uma disciplina ou o tempo disponível para aprender depois da escola. Este estudo comparado permite ainda reavivar uma questão fundamental que tem alimentado alguns debates nas áreas da educação e formação, sendo ela: será que o tempo de ensino dedicado às várias disciplinas tem um efeito positivo sobre o desempenho escolar dos alunos?
O presente relatório diz respeito ao ano letivo de 2022/2023 e analisa 39 sistemas educativos europeus. Os dados foram recolhidos conjuntamente pela Redes Eurydice e NESLI da OCDE. Os programas de ensino secundário com perfis profissionais e os programas especificamente concebidos para estudantes com necessidades especiais estão fora do âmbito do presente estudo.
"A correlação entre tempo de instrução e desempenho não é, no entanto, inequívoca, pois outros elementos
importantes devem ser considerados na equação; isso inclui a qualidade da instrução e o tempo disponível para
aprender fora da escola. A relação positiva entre o aumento do tempo de instrução e o desempenho do aluno é,
de fato, mais aparente quando o aumento é acompanhado por outras medidas de apoio e direcionado a alunos
desfavorecidos, por exemplo, aqueles que têm um ambiente de aprendizado doméstico menos favorável."
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