quinta-feira, 8 de junho de 2023

"Suécia trava digitalização nas escolas, volta aos livros em papel"

O governo sueco decidiu travar a fundo o programa de digitalização das escolas e voltar a investir nos livros em papel dentro das salas de aulas.

Lotta Edholm, ministra da educação da Suécia, advertiu que “estamos em risco de criar uma geração de analfabetos funcionais” devido à forma “acrítica” como se aborda a “experiência” da digitalização das escolas.

O governo sueco vai investir 60 milhões de euros em 2023 — bem como 45 milhões de euros em 2024 — na compra de livros em papel para substituir as tablets nas escolas.

"Estamos em risco de criar uma geração de analfabetos funcionais"
Lotta Edholm - Ministra da Educação da Suécia

A ministra abandonou assim um programa ambicioso de digitalização elaborado pelo Agência Nacional de Educação (Skolverket) e decidiu basear a sua decisão no aconselhamento de profissionais de saúde, que são favoráveis a um papel reforçado do livro em papel.

“Um livro em papel simplesmente tem vantagens que nenhuma tablet pode replicar” considerou a ministra.

Fontes da notícia:
Muito rápido, muito cedo? Suécia recua dos ecrãs nas escolas
Com base nos conselhos dos médicos, o governo de centro-direita quer reduzir o tempo que os alunos passam em frente às telas e trazer os livros didáticos de volta à sala de aula.

Suécia suspende plano de digitalização de escolas
O país, o nono do relatório PIRLS com melhor compreensão de leitura, alerta para o risco de criar uma geração de "analfabetos funcionais"
O ministro solicitou relatórios de mais de 60 especialistas sobre a digitalização das salas de aula, incluindo o Instituto Karolinska. Fontes desta instituição consultadas pelo 'Diario de la Educación', confirmaram que todas as organizações chegaram à mesma conclusão: "Toda a pesquisa cerebral em crianças mostra que elas não se beneficiam do ensino baseado em telas".

2 comentários:

  1. Já desconfiávamos disse. Mas ainda bem que é a Suécia- um dos países mais progressistas - a compreender o problema é a alertar.

    ResponderEliminar
  2. Manuela Cerejeira09 junho, 2023

    Também já desistiram das Provas de Aferição há muito tempo e nós continuamos a insistir nelas - e em suporte digital!...

    ResponderEliminar