sábado, 9 de junho de 2012

Alterações pontuais não são a solução!


Os alunos das escolas primárias (1º Ciclo) vão passar a ter mais do que um professor a partir do próximo ano lectivo. 
De acordo com um despacho do Ministério da Educação e Ciência, cada turma poderá passar a ter, no máximo, três docentes.
Actualmente, o professor titular de turma lecciona sozinho as quatro áreas disciplinares: Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões. Agora, passa a ser possível a permuta entre dois professores da escola, com um a leccionar Matemática e outro Português, a duas turmas. O docente titular de turma passa ainda a ser coadjuvado na área de Expressões por professores de outros ciclos dentro do agrupamento.
"É um apoio suplementar, com dois professores na sala de aula", disse ao Correio da Manhã fonte da tutela. Estas medidas podem ser adoptadas pelo director desde que a escola tenha horas para o efeito.
Correio da Manhã

1 comentário:

  1. A minha opinião sobre o fim da monodocência, ainda para mais o facto de sermos transformadas em administrativas ,só com o salário de docente, é de molde a ser tomada em atenção, consideração e execução. Claro que os docentes vão ter de se dar, trabalhar em conjunto e "igualdade" de consideração pessoal. Outro "apoio suplementar", como diz a tutela era deixar-mos de ser tão "administrativos" o que gostamos é de ensinar, apoiar, incentivar os "chavalos" para que se tornem bons, excelentes naquilo que mais tarde querem ser. Isto de dizer "chavalos" que não indigne os mais puritanos, é assim mesmo já o fomos e mais virão. Além disso a minha idade (da qual tenho mesmo muito orgulho) permite ter estes "bipes" e relembrar velhos tempos. Abraços para todos os que são professores por gosto e que continuem com garra, pois eu o meu "self" sempre esteve no sítio certo e resolvido.

    ResponderEliminar