A polémica sobre a agregação de estabelecimentos de ensino.
Os grandes agrupamentos favorecem ou põem em causa o sistema educativo?
Não dá para compreender por que razão o Secretário de Estado João Casanova não assumiu, durante o programa, aquilo que todos já perceberam, que a agregação ou fusão de agrupamentos visa pura e simplesmente reduzir custos em consequência da fusão dos serviços administrativos e diminuição dos suplementos remuneratórios de diretor e seus nomeados.
O que ainda ninguém sabe é como se vai gerir uma escola com 800 ou 1000 alunos, sem orgão de gestão e com um coordenador de estabelecimento com poderes limitados!?
A apresentadora revelou não ter estudado bem o assunto,
mostrou a tendência habitual e, na minha despretensiosa opinião, foi um
programa muito modesto na participação e no esclarecimento.
Antes de mais quero dar-lhe os parabéns pelo blog que mantém. De facto o Sr. Secretário de Estado, falando devagarinho (parece estar na moda nos nossos governantes), nada explicou.
ResponderEliminarSou Professor do Ensino Secundário e pai. Tenho a ideia que a maioria dos pais não escolhem as escolas pelos seus projectos educativos. Nem querem saber. O que querem é que os filhos estejam em escolas com boas referências e geograficamente localizadas em áreas da residência ou do local de trabalho. Depois é o deixa andar. Não é com o afastamento dos órgãos directivos das escolas que se vai conseguir mudar esta forma de actuação, pelo contrário, os casos problemáticos vão aumentar. É como que se retirassemos o maestro de uma grande orquestra. Dirigir uma orquestra de 800 alunos, 150 professores e 30 funcionários é já uma tarefa difícil estando "in local", como será triplicar ou quadruplicar estes números estando o maestro a quilómetros de distância?. Estarão lá os "maestrinhos" mas não é a mesma coisa....
Já alguém importante se deu ao trabalho de perguntar aos pais como se sentem com estas indecisões todas. O que sabem? Nada. Atenção que nada foi dito sobre os serviços administrativos, passarão a existir apenas na escola sede do agrupamento?. Estou a ver os professores a servirem de "pombos correio" a levar a documentação dos alunos para a escola central. Mais incumbências......
Agora dá-se mais autonomia ás escola. Assim é fácil. Primeiro cria-se a confusão e depois diz-se agora resolvam como quiserem.
Para terminar. Não é assim que conseguimos estimamos e ensinar os nosso alunos senão vejam, as turmas passaram a ter, no mínimo 28 alunos. Não é preciso ser professor para saber que manter durante 90 minutos 28 alunos fechados numa sala não é tarefa fácil.
Obrigado.
Obrigado pela participação e pela simpatia!
ResponderEliminarUm abraço!