Há especialistas que apoiaram e validaram políticas, desde os tempos de Sócrates e MLR, que tiveram as consequências que hoje são bem visíveis, até para esses doutores da educação, e que agora são os mesmos a apresentar soluções para o caos instalado na carreira e no acesso à profissão docente.
A falta de atratividade da profissão não é um problema exclusivo de Portugal. O que pode ser feito para a garantir?
Efetivamente, atrair indivíduos motivados para a profissão docente é um desafio na maior parte dos países da OCDE. A atratividade da profissão está geralmente relacionada com a atratividade da carreira, os salários e as condições de trabalho em comparação com ocupações alternativas. Além disso, os docentes dão muito valor à qualidade das suas relações com os alunos e colegas, à sua autonomia profissional, ao ambiente escolar e apoio que recebem da liderança das escolas, às boas condições de trabalho e às oportunidades de desenvolvimento profissional.
Deste modo, áreas de prioridade para garantir a atratividade da profissão docente são:
(1) instituir uma carreira docente com oportunidades de crescimento profissional e especialização;
(2) estabelecer uma estrutura salarial atraente;
e (3) criar condições de trabalho favoráveis e ambientes de trabalho estimulantes para o desenvolvimento profissional.
Como conseguir mais professores? Com uma “estrutura salarial atraente e condições de trabalho favoráveis”
O fundamental “é que a estrutura de carreira dê o devido reconhecimento ao crescimento profissional do docente”, diz Paulo Santiago, especialista da OCDE.
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