terça-feira, 8 de novembro de 2022

Mapas de Docentes Interconcelhios (MDI) substituem os QZP

Seguindo uma estratégia comum aos membros deste governo, o Ministério da Educação não apresenta uma proposta, mas apenas ideias do que "admite" poder fazer com as alterações ao modelo de recrutamento e concursos de docentes. Para isso, nesta reunião, lançou a ideia de um Conselho de Diretores proceder a gestão das colocações dos docentes disponíveis em MDI - Mapas de Docentes Interconcelhios  com as vagas definidas superiormente. 

O governo, de acordo com as explicações do Ministro, propõe a criação de um mapa interconcelhio, onde os professores que concorrem à mobilidade interna ficam afetos e depois as candidaturas serão avaliadas por um conselho local de diretores, mediante perfis de competência que considerem adequados a cada agrupamento.


O ministro da Educação terá proposto, esta segunda-feira, nas reuniões com os sindicatos alterações na mobilidade interna dos professores de quadro (que pode servir de aproximação à residência). De acordo com a presidente do SIPE, Júlia Azevedo, João Costa defende que as colocações deixem de ser determinadas por concurso, mas por escolha dos diretores.

O princípio "preocupa" por ser "um processo mais burocrático, menos equitativo e transparente, sem garantias de isenção nas escolhas", alerta Júlia Azevedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário