Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
domingo, 9 de outubro de 2022
Funcionários Públicos continuam a acumular perda de rendimentos
sábado, 8 de outubro de 2022
Vale a pena ouvir o podcast Educar Tem Ciência
O debate sobre os temas mais atuais da Educação e o relatório da OCDE, Education at a Glance.
Atenção! Pode causar irritação ouvir Nuno Crato falar sobre a falta de professores e afirmar que já se sabia, desde 2000, que isso iria acontecer.
Alerta aos beneficiários da ADSE
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
Referencial de Educação Para a Segurança, a Defesa e a Paz
Período Probatório 2022/2023
Reserva de recrutamento n.º 06
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
Dia Mundial do Professor
terça-feira, 4 de outubro de 2022
Seminários de Programação - Semana Europeia de Programação
Qual é o presente da Profissão professor? E que futuro?
segunda-feira, 3 de outubro de 2022
A proposta do Governo para os aumentos salariais em 2023
- Uma subida global média de 5,1% dos rendimentos dos trabalhadores em funções públicas em 2023. No seu conjunto, as medidas de valorização das diferentes componentes remuneratórias têm um impacto que supera os 1 200M€ em 2023.
- A valorização das carreiras de Técnico Superior, Assistente Técnico e Assistente Operacional, investindo no aumento dos rendimentos dos trabalhadores da Administração Pública e assegurando o necessário equilíbrio na diferenciação entre as carreiras.
- A subida do salário mínimo é um compromisso do Governo para toda a legislatura que merece um acompanhamento diferenciado na Administração Pública, por forma a resolver a compressão na Base Remuneratória da Administração Pública.
Divulgado o relatório da OCDE “Education at a Glance 2022”
Salários dos professores portugueses aumentaram metade do valor médio da OCDE
Educação em um Olhar 2022
Indicadores da OCDE
Resumo - Portugal
domingo, 2 de outubro de 2022
Cessação de vigência de decretos-leis publicados no âmbito da pandemia da doença COVID-19
sábado, 1 de outubro de 2022
Tenham vergonha!
A Fada das Multiplicações
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
Estágios na Administração Pública EstágiAPXXI - Vagas na IGEC
5.ª Reserva de Recrutamento 2022/2023
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 05
quinta-feira, 29 de setembro de 2022
Contra o achismo
quarta-feira, 28 de setembro de 2022
Novas candidaturas à contratação de escola
Nota informativa - Despacho n.º 10914-A/2022, de 8 de setembro
Manual de utilizador – Horários e Colocações 2022/2023 (candidatos)
Habilitação Própria
Propostas da SEDES sobre concursos e colocação de docentes
Sedes quer que escolas contratem professores a partir de uma lista de candidatos
OS PROFESSORES — PROPOSTAS SOBRE CONCURSOS DE COLOCAÇÃO DE DOCENTES NAS ESCOLAS
(Ver páginas 12 a 15 do documento, com a coordenação de Alexandre Homem Cristo, divulgado aqui para conhecimento público, sobretudo dos Educadores e Professores, e não pela qualidade das propostas ou soluções apresentadas sobre a matéria)
Santana Castilho diz: Não, à ressurgência da BCE!
terça-feira, 27 de setembro de 2022
Formação e requalificação na área digital de trabalhadores, gestores e dirigentes de empresas e entidades da economia socia
Oficina de Formação, de 25h “Metodologias e Estratégias de Aprendizagem Ativa com Recurso às TIC”
- Compreender e aplicar em sala de aula os princípios de aprendizagem ativa;
- Reconhecer os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar;
- Conhecer métodos, estratégias e recursos para a integração de abordagens de aprendizagem ativa em sala de aula;
- Conhecer exemplos de cenários e atividades de aprendizagem presentes nos projetos de inovação pedagógica promovidos e coordenados pela European Schoolnet (EUN), úteis para o desenvolvimento de práticas de aprendizagem ativa;
- Criar e experimentar atividades de aprendizagem ativa em contexto educativo;
- escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos;
- Refletir sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno, em contexto.
- Módulo I: Aprendizagem ativa
- Módulo II: Estratégias de aprendizagem ativa
- Módulo III: Organização de atividades de aprendizagem ativa para a sala de aula
- Módulo IV: Apresentação e reflexão sobre a implementação de atividades de aprendizagem ativa