Lista de docentes com equiparação a bolseiro com vencimento para o ano escolar de 2012/2013.pdf
Despacho do Sr. DGAE de 21-06-2012
Despacho do Sr. DGAE de 21-06-2012
Despacho do Sr. DGAE de 21-06-2012
Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.

Esta é uma iniciativa aberta a alunos, professores, pais e a todos os cidadãos, com ou sem partido, que defendem e acreditam na Escola pública.
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Os pais e encarregados de educação dos alunos que realizaram testes intermédios de Língua Portuguesa e de Matemática do 2.º ano de escolaridade devem tomar conhecimento da informação sobre o desempenho global do seu educando
ESTABILIDADE E
  DIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE 
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Para uma melhoria dos processos de ensino e aprendizagem
  é necessário valorizar o papel dos professores e educadores: 
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- Reforçando a autoridade do professor; 
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- Em curso: Submetida
  à Assembleia da República a proposta de lei sobre o “Estatuto do Aluno e
  Ética Escolar”, no qual é reforçada a autoridade do professor.  
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- Valorizando
  profissionalmente os docentes através de um investimento na formação contínua
  e na elaboração de um modelo de seleção e de profissionalização, em
  exercício, dos novos professores e educadores; 
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- Concluída: Acordo
  para a formação de professores por parte de sindicatos. (???) 
- Concluída: Prorrogação
  do prazo para que os professores do ensino profissional e do ensino privado
  adquiram a formação habilitante.  
- Concluída:
  Diploma dos concursos de docentes. Está em processo legislativo final,
  aguardando promulgação pela Presidência da República. 
- Concluída:
  Diploma de mobilidade dos Docentes por Condições Específicas – Despacho n.º
  6042/2012, de 08 de maio. 
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MELHORAR A QUALIDADE DAS
  APRENDIZAGENS NO 1º CICLO 
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- Reforçar a aprendizagem das duas
  disciplinas estruturantes: Língua Portuguesa e Matemática; 
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  Em curso: Elaboração de metas curriculares para o 1.º ciclo para Língua
  Portuguesa e Matemática.  
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  Em curso: Introdução de provas finais de ciclo (4.º ano), a entrar em vigor
  no ano letivo de 2012/2013.  
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  Em curso: Previsão de medidas de apoio ao aluno que apresente dificuldades de
  aprendizagem. 
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- Avaliar as atividades de enriquecimento curricular
  e promover a qualidade do ensino nessas atividades; 
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  Em curso: Preparação pela Direção Geral da Educação de um referencial de
  avaliação das atividades de enriquecimento curricular 
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- Combate ao insucesso
  escolar, nomeadamente por via de uma intervenção atempada; 
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  Concluída (a implementar no próximo ano letivo): 
 Introdução, a partir do ano letivo 2012-2013,
  de tempos letivos de apoio ao estudo, de oferta obrigatória por parte das
  escolas e de frequência facultativa por parte dos alunos com o devido
  consentimento dos encarregados de educação.  
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  Concluída (a implementar no próximo ano letivo): 
Possibilidade
  de constituição de grupos de alunos homogéneos quanto ao desempenho escolar
  por disciplina, para recuperação das dificuldades escolares e respeito pelo
  ritmo de aprendizagem. Estes grupos assumem um caráter transitório, devendo
  os alunos regressar à turma de origem logo que ultrapassadas as dificuldades.
  Servirão também para os alunos com melhores desempenhos escolares poderem
  elevar o seu potencial de aprendizagem. 
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- Erradicação do
  abandono escolar em idades inferiores a 15 anos com sinalização dos alunos em
  risco e intervenções articuladas a nível local. 
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Reavaliação
  do programa das escolas inseridas em Territórios Educativos de Intervenção
  Prioritária.  
O
  sistema nacional de indicadores de avaliação da educação, através do registo
  do desempenho escolar do aluno em disciplinas fundamentais e do absentismo,
  permitirá sinalizar e acompanhar os alunos em risco de abandono escolar,
  assim como as escolas que apresentam piores resultados nestes indicadores. A
  identificação das escolas será essencial para a adequada contratualização dos
  apoios e do financiamento a atribuir. 
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- Uma seleção inicial de
  professores que permita integrar no sistema os mais bem preparados e
  vocacionados designadamente através da realização de uma prova de avaliação
  de conhecimentos de acesso à profissão. 
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  - Em curso: Revisão dos diplomas que regulam a Prova de Acesso à Carreira Docente, designadamente a redação do Decreto Regulamentar e do Despacho que define o calendário da prova. 
- Em curso: Prevê-se
  a realização da componente comum da prova em dezembro do corrente ano e a
  realização das componentes específicas da prova entre fevereiro e abril de
  2013, a tempo dos próximos concursos de recrutamento de professores.  
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O diploma aprovado em conselho de ministros de 31 de maio (DL. 268/2012, de 2012.05.30) regula o regime de matrícula e de frequência no âmbito da escolaridade obrigatória das crianças e dos jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos.
O despacho que regulamenta a fixação de vagas para o Ensino Superior já está disponível no sítio na Internet da Direção Geral do Ensino Superior. O documento define o número máximo de novas admissões e o número máximo de estudantes que podem estar inscritos em cada ciclo de estudos no ano letivo de 2012-2013. Este despacho é um dos instrumentos de racionalização da rede pública de Ensino Superior.