terça-feira, 12 de abril de 2016

Toda a escolaridade obrigatória estará sob alçada dos municípios a partir de 2018

De acordo com o Presidente da Associação Nacional de Municípios e ao contrário da opinião de muitos que afirmavam categoricamente que com o PS a Municipalização nunca aconteceria,  toda a escolaridade obrigatória estará sob alçada dos municípios a partir de 2018

As novas competências dos municípios na área da educação "só deverão entrar em funcionamento em 2018 e o financiamento deverá ser assegurado pela criação de um fundo destinado globalmente à educação", anunciou hoje o presidente Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado.

"A perspetiva que temos é que este processo que está a decorrer", implicando, designadamente, a avaliação de "experiências piloto desenvolvidas anteriormente", entre "efetivamente em vigor no ano de 2018, isto é, a seguir às eleições autárquicas" de 2017, disse Manuel Machado, que falava aos jornalistas, hoje, em Coimbra, depois de ter participado numa reunião do Conselho Diretivo da Associação.

"Pretende-se que as coisas sejam levadas a bom porto, sem perturbações colaterais, sem outros processos, e que sejam feitas com seriedade, tranquilidade e rigor", sublinhou Manuel Machado, explicando a importância de o processo entrar em funcionamento só após as próximas eleições autárquicas.

A transferência de competências deverá "estender-se a toda a escolaridade obrigatória e na área dos edifícios escolares, do pessoal não docente, das atividades de enriquecimento curricular, das refeições e transportes escolares" e da "componente de apoio à família e ação social escolar", adiantou Manuel Machado.
Sapo24

O financiamento será assegurado por um fundo? Como? Um fundo sem fundo... do Panamá? 

Vamos permitir um esvaziamento completo da autonomia da gestão das escolas e ter os senhores vereadores (ministros da educação cá do burgo como já ouvimos, apesar do tom de brincadeira) , os Diretores de Departamento a querer mandar em tudo e em todos, inclusive no Diretor??

O que dizem alguns socialistas, que até agora recusavam a municipalização, e os partidos de esquerda (PCP, PEV e BE) que suportam o Governo?

Porque será que quem anuncia esta geringonça é o Presidente da Associação Nacional de Municípios?

Sem comentários:

Enviar um comentário