terça-feira, 12 de julho de 2016

Eu também

"… continuo, dezassete meses depois, curioso em relação ao produto final deste seminário do CNE sobre processos de descentralizalização em Educação. A complexidade deve explicar a morosidade, pois o volume deste seminário foi publicado sete meses depois de realizado, tal como o deste sobre a formação inicial de professores (bem longo), enquanto o deste demorou nove meses e o conjunto de três seminários sobre currículos de nível elevado em Ciências demorou oito meses a ter a sua publicação online, Já nem falo deste que, mais curtinho, teve divulgação no próprio mês da realização.

Dezassete meses para umas actas, quase que só me lembro nos tempos em que as coisas eram em papel, batidas à máquina, sem hipótese de correcção rápida. Já aqui escrevi que não falo apenas em interesse próprio (fui o último a falar, antes do encerramento, fora de horas, sem direito a contraditório em relação às intervenções do público, tendo deixado a minha comunicação final praticamente como foi dita, tirando uns coloquialismos), mas sim no interesse em que se conheçam publicamente outras intervenções que lá foram, feitas e que espero não sejam retocadas, como a de um autarca pavoneante que deixaram falar quase uma hora inteirinha em vez dos 20 minutos previstos, tendo-se ele estendido por territórios maravilhosos. Ou a intervenção tonitruante de um líder sindical, no debate da última sessão, contra tudo o que fosse municipalização da Educação. Ou ainda verificar se o que então disse um dos anfitriões corresponde à sua acção concreta actual nestas matérias. E tenho ainda interesse em que isto se conheça em tempo (já pouco) útil e antes que o CNE tenha uma nova iniciativa sobre este tema que sirva para esconder esta.

Teoria da conspiração? Porque não? Os serviços do CNE estão ocupadíssimos com muita outra coisa. Acredito. Por isso mesmo observo com interesse – e sem receio nenhum de anátemas (estou habituado há décadas a coisas dessas) – as prioridades estabelecidas na informação da opinião pública."


Eu também continuo curioso e sem perceber o porquê de tanta demora!

No passado dia 14 de abril, enviei um e-mail a questionar o CNE sobre a divulgação dos documentos ou das atas do Seminário realizado em 18/02/2015, em Aveiro, sobre os Processos de Descentralização em Educação. 

No dia seguinte, 15 de abril, recebi, através de e-mail, a seguinte resposta;

"Obrigado pela sua mensagem.
A publicação dos textos e vídeos do seminário de Aveiro está para muito breve.
Manuel I. Miguéns

Secretário - Geral do Conselho Nacional de Educação"

Sem comentários:

Enviar um comentário