quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Apresentação do Estudo do Q11 – Afinal, porque melhoraram os resultados?

Afinal, porque melhoraram os resultados?

Por uma combinação de fatores. Entre 2003 e 2012, Portugal melhorou em 5% os resultados a Matemática, devido a múltiplos contributos, destacando-se o efeito positivo do trabalho das escolas
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O sistema de educação português é um sistema em movimento, sendo fundamental que as decisões de política educativa sejam sustentadas em evidência científica para que se possa melhorar e conduzir, assim, a um melhor desempenho dos seus alunos.


Em suma



► Chumbar como prática de combate ao insucesso na aprendizagem não é eficaz.


► Mais dinheiro não implica sempre um melhor sistema educativo. 

► A família, embora importante, não é determinante para o sucesso escolar.

► A frequência no pré-escolar, por mais de um ano, tem influência positiva nas aprendizagens.

► A maioria dos alunos portugueses sente-se feliz e apoiada na escola, o que também conduz a melhores resultados.

► Segundo os diretores, a indisciplina surge como o maior obstáculo à aprendizagem.

► Os alunos consideram que o sucesso depende do seu próprio esforço e reconhecem o bom trabalho dos professores.

► Portugal é o país onde a escola pública serve uma maior heterogeneidade de classes sociais.

► Os rapazes têm maiores dificuldades a Leitura o que pode ser uma condicionante à sua aprendizagem global.

► A satisfação dos professores depende da sua capacidade de ajudar a aprender, estabelecer bom relacionamento com os alunos e manter a disciplina.


► O efeito escola foi dos mais determinantes na variação positiva dos resultados. Uma grande percentagem das escolas em meios socioeconómicos mais desfavorecidos destaca-se por ter conseguido melhorar de forma considerável o desempenho dos seus alunos.

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