Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
segunda-feira, 11 de julho de 2022
Indicação de componente letiva (1.ª Fase)
Queremos fazer da Educação uma competição baseada nas classificações obtidas nos exames?
A melhor escola será sempre aquela que não desiste dos seus alunos
Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico - Jogos de Português, Matemática e Ciências divertidos
sábado, 9 de julho de 2022
Precisamos de docentes motivados e valorizados
- Acabar com os entraves administrativos da progressão na carreira e com uma ADD que não avalia, antes penaliza;
- Respeitar, valorizar, atualizar e dignificar a Carreira Docente e dos restantes intervenientes no processo educativo;
- Acabar com a hiperburocracia e centralizar a função docente no seu papel principal;
- Definir com clareza e objetividade as funções a realizar na componente não letiva;
- Reforçar e democratizar as lideranças nos AE e transferir/descentralizar as competências para as Escolas e não para os municípios;
- Envolver os docentes nas decisões e medidas de política educativa (escrever nos preâmbulos que foram ouvidas as organizações constitucionalmente representativas da classe, sem ter em conta as suas propostas e opiniões, é evidentemente insuficiente e demagógico);
- Regras de concursos e recrutamento universais, transparentes e não permeáveis ao nepotismo ou favoritismo;
- Valorizar a formação contínua durante a carreira com horas previstas no horário de trabalho;
- Garantir o apoio à formação especializada em áreas específicas da atividade docente durante o horário de trabalho, valorizando as iniciativas de formação ao nível de Mestrados, Doutoramentos e Pós-Graduações que acrescentam mais valias à profissão docente;
- Criar uma linha de apoio docente para prevenção e tratamento do burnout, sofrimento ético e psíquico;
- Criar incentivos para a fixação em zonas carenciadas e desfavorecidas ou para colmatar a falta de docentes para as necessidades das escolas;
- Aumentar o orçamento destinado à Educação que continua abaixo da média da UE
sexta-feira, 8 de julho de 2022
Publicado o Despacho que aprova o Calendário Escolar para os anos letivos de 2022-2023 e 2023-2024
Despacho n.º 8356/2022
Aceitação da Colocação do Concurso Externo, Verbete e Recurso Hierárquico
Ranking Escolas 2021
Mudança das regras de acesso ao Ensino Superior fez com que os colégios deixassem de comunicar as notas internas à tutela.
O PÚBLICO, em parceria com a Católica Porto Business School, disponibiliza um conjunto de dados sobre as escolas do ensino secundário. Saiba aqui que lugar ocupam no ranking dos exames. Mas também a que contexto socioeconómico pertence cada escola, como se saem os estabelecimentos públicos no ranking que mede os que mais e menos superam os resultados esperados para o seu contexto e em que disciplinas os estudantes se saíram melhor.
quinta-feira, 7 de julho de 2022
Quadro comparativo - Vagas a concurso vs. Vagas Ocupadas
CONCURSO EXTERNO 2022-23
Quadro comparativo - Vagas a concurso vs. vagas ocupadas
O seguinte quadro compara as vagas a concurso com as vagas ocupadas após a publicitação das listas definitivas do concurso externo 2022-23.
Luís Cansado
Concurso Externo 2022/2023 – Listas Definitivas
ACEITAÇÃO OBRIGATÓRIA (De 8 a 14 de julho)
Concurso externo de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança 2022/2023 – Listas definitivas
Medidas aprovadas em Conselho de Ministros
- aquisição de licenças digitais de manuais para o ano letivo de 2021/2022, para os alunos do ensino público abrangidos pela medida de gratuitidade dos manuais escolares;
- aquisição de refeições destinadas às populações dos estabelecimentos prisionais e dos centros educativos;
- apoios decorrentes da celebração de contratos-programa no âmbito do ensino profissional para o ciclo de formação de 2022-2025.
Decreto regulamentar que define e regulamenta a atualização extraordinária das pensões
Decreto Regulamentar n.º 2/2022
quarta-feira, 6 de julho de 2022
Santana Castilho e as estranhas liturgias no bananal
Aviso de abertura de procedimento para celebração de contratos de associação – 2022/23 a 2024/25
terça-feira, 5 de julho de 2022
Mobilidade por Doença - Determinação e indicação da capacidade de acolhimento das Escolas
Conselho das Escolas contra a proposta de Calendário Escolar para a Educação Pré-Escolar e para o 1º Ciclo
Em consequência dessa consideração no referido Parecer, o Conselho das Escolas recomenda que "o final das atividades letivas da Educação Pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico deve ser coincidente com o dos outros ciclos de ensino, nos anos não sujeitos a exames/provas finais."
Pareceres e Recomendação do Conselho das Escolas
sábado, 2 de julho de 2022
Projeto de Despacho do Calendário Escolar para os anos letivos 2022/2023 e 2023/2024
Projeto de Despacho do Calendário Escolar para os anos letivos 2022/2023 e 2023/2024
sexta-feira, 1 de julho de 2022
Consulta Pública - Alterações do calendário de adoção de manuais para os cursos profissionais
Publicitação do início do procedimento tendente à elaboração do despacho que altera o ca-lendário de adoção dos manuais escolares - 2022-07-01
Publicitação do início do procedimento tendente à elaboração do despacho que altera o ca-lendário de adoção dos manuais escolares constante do anexo I ao Despacho n.º 4947-B/2019, publicado no Diário da República n.º 94, 2.ª série, de 16 de maio, na sua redação atual, bem como o I ao Despacho n.º 4794-B/2021, publicado no Diário da República n.º 92, de 12 de maio, relativo ao calendário de adoção de manuais escolares para os cursos profissionais
Estatísticas da Educação 2020/2021 – Estatísticas Oficiais
quinta-feira, 30 de junho de 2022
Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico não têm de devolver os manuais escolares no final do ano letivo
Mobilidade por Doença - Determinação da capacidade de acolhimento de 5 a 8 de julho
PS quer limitar a autonomia das ordens profissionais
Plataforma para disseminação de boas práticas educativas
quarta-feira, 29 de junho de 2022
Segundo relatório de monitorização do Plano 21|23 Escola+
Segundo relatório de monitorização do Plano 21|23 Escola+
Equiparação a Bolseiro - Lista de docentes com concessão autorizada para 2022/2023
Mobilidade de docentes por motivo de doença 2022/2023 – Validação do pedido
Está disponível aplicação eletrónica, entre o dia 29 de junho e as 18:00 horas de 1 de julho de 2022 (hora de Portugal continental), para a validação dos pedidos de Mobilidade por Doença para 2022/2023.
Relatório Riscos & Conflitos do Observatório de Cibersegurança
"Ainda vão tentar convencer-nos que a destruição na educação foi só um professor com uma crise de soluços"
O SNS já rebentou, segue-se a Educação
Tabelas de retenção na fonte para pensionistas atualizadas
Todos os escalões das tabelas de retenção na fonte até 2,5 vezes o indexante dos apoios sociais (IAS) foram atualizados em 10 euros. Esta atualização tem como objetivo evitar que os pensionistas com pensões até 1.108 euros subam de escalão de descontos, apenas por causa do aumento extraordinário de pensões.
Desta forma, as pensões que serão pagas a partir de julho já deverão refletir o aumento de 10 euros, garantindo a efetiva melhoria do rendimento líquido disponível, conforme previsto no Orçamento do Estado para 2022, que entra também hoje em vigor.