A promoção da educação e da formação na Europa é um elemento crucial da agenda da UE para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Com a comparação internacional e análises por país, o Monitor da Educação e da Formação contribui para o debate sobre temas prioritários para a educação e a formação, bem como para os debates nacionais sobre a reforma do ensino.
A desigualdade é o tema principal da edição deste ano do Monitor, refletindo os sérios desafios com que se defrontam muitos europeus. Quer se trate de combater a transmissão do insucesso escolar de geração em geração ou as dificuldades com que se deparam os migrantes pouco qualificados, os países da UE recorrem de formas diferentes à educação e à formação para garantir a equidade nas respetivas sociedades.
Pontos a destacar
Portugal está a registar progressos na melhoria dos resultados escolares, reduzindo o abandono escolar precoce e assegurando a provisão pública de ensino pré-escolar a todas as crianças com idades entre os três e os cinco anos até 2019.
A execução do «Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar» — a iniciativa
emblemática para prevenir o insucesso escolar — está em curso. O número de escolas
participantes excedeu as expectativas.
A conclusão do ensino superior está a melhorar, mas cumprir o ambicioso objetivo
nacional da Europa 2020 será difícil. Estão em curso várias medidas para ajudar a
simplificar a oferta do ensino superior.
A promoção da educação de adultos desempenha um papel crucial na política de
educação atual, com o objetivo de combater o nível baixo de competências básicas da
população adulta.
Sem comentários:
Enviar um comentário