Sílvia Amorim, Ilídia Cabral, José Matias Alves
A liderança escolar ocupa um lugar de destaque nas investigações na área da educação, sendo mesmo uma prioridade nas políticas educativas a nível nacional e internacional. Muitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.
. Conclusões
As evidências sugerem que as lideranças têm um papel fundamental na
definição de direção e na criação de uma cultura escolar positiva, incluindo a
mentalidade pró-ativa da escola, e apoiando e aumentando a motivação e o
compromisso necessários, para promover melhorias e o sucesso dos alunos.
De acordo com os dados apresentados consideramos que as diferenças
observadas, nas duas escolas, decorrem de cultura(s) de escola tendencialmente
diferente(s). A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao
contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe
confere uma identidade própria, pelas lideranças mobilizadoras com missões e
propósitos partilhados. Torna-se evidente que a existência de diálogo, debate
pedagógico e cooperação entre professores, bem como, a implicação, o
compromisso e o sentido de pertença dos professores potenciam a melhoria dos
resultados dos alunos. Estes resultados confirmam que as escolas (em contextos
idênticos) podem fazer a diferença na produção dos resultados educativos dos
alunos e que as lideranças importam. O pensamento estratégico promove uma
cultura de aprendizagem global (de alunos, professores, etc.), permitindo
construir uma marca distintiva e uma marcante cultura escolar.
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