quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Estado da Nação e as Políticas Públicas 2020 no estudo do ISCTE

No estudo do ISCTE,  Estado da Nação e as Políticas Públicas 2020 - Valorizar as Políticas Públicas, coordenado por Ricardo Pais Mamede e por Pedro Adão e Silva, destacam-se, nas páginas 18 a 22, dois temas sobre Educação; "Consolidar a participação e o sucesso escolar num pano de fundo de fragilidades" e a "Autonomia e Flexibilidade Curricular", veremos se cumprem o propósito de promover uma discussão qualificada sobre as intervenções públicas que afetam o desenvolvimento estrutural do país e as desigualdades no sistema educativo. 



De acordo com os coordenadores do estudo "os capítulos deste relatório obedecem todos à mesma estrutura: um diagnóstico com a análise geral da situação do país em cada área, que inclui um panorama da evolução recente com base num painel de indicadores (os quais podem ser consultados online, no site do IPPS-Iscte), seguido da análise de uma medida específica de política pública, particularmente relevante para fazer face aos desafios estruturais identificados no domínio em causa. É este exercício que nos permite construir um retrato robusto dos desafios estruturais que o país enfrenta, articulando-o com a avaliação de políticas concretas que, em cada área, lhes procuram dar resposta."

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