Alteração ao n.º 5.2 do Despacho n.º 14026/2007, de 11 de Junho

Esta alteração ao n.º 5.2 do Despacho n.º 14026/2007, de 11 de Junho, alterado pelos Despachos n.ºs 13170/2009, de 4 de Junho, e 6258/2011, de 11 de Abril, a aguardar publicação em Diário da República, produz efeitos a partir do ano lectivo 2011-2012."
Informação DGIDC
.
A fundamentação para este despacho é no mínimo caricata!
.
A fundamentação para este despacho é no mínimo caricata!
"Face à procura excepcional de matrículas em escolas do 1º ciclo"?! Quando e onde? As matrículas no 1º Ciclo do Ensino Básico não terminaram em Junho?
Dezenas de professores ficaram sem componente lectiva, tendo sido submetidos pelos Directores de Escola/Agrupamento ao Destacamento por Ausência de Componente Lectiva, e agora aumenta-se o número de alunos por turma?!
Qual a verdadeira justificação para este despacho em pleno mês de férias e quando até já terminaram os concursos de docentes?
Qual a verdadeira justificação para este despacho em pleno mês de férias e quando até já terminaram os concursos de docentes?
Cortes nos docentes do 1º CEB, a colocar no próximo ano lectivo, parece ser a única razão inteligível!
Se, de facto, há uma procura “excepcional” das escolas públicas a solução passa por aumentar o n.º de turmas, criando novas ou desdobrando as que já estão superlotadas. Com turmas com um n.º mais reduzido de alunos, privilegiando a maior homogeneidade possível, conseguem-se melhores condições de funcionamento do acto pedagógico e didáctico, com maiores garantias de sucesso.
ResponderEliminarSerá assim que se responde à tal “procura excepcional”! (Será resultado duma excepcional taxa de natalidade verificada há 5/7 anos e que o INE não detectou na altura?!)
O actual n.º máximo de alunos por turma é já exagerado, não devendo nunca ser superior a 20 alunos.Dê-se autonomia aos Agrupamentos para definirem o n.º máximo de alunos por turma e deixem-lhe distribuir serviço lectivo aos professores dos Quadros (QA e QZP) que ficarão a aguardar colocação e verifiquem os níveis de sucesso no final do ano lectivo!