quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Notícias do Relatório da OCDE sobre a utilização de recursos escolares em Portugal

OCDE. Portugal deveria apostar na reforma antecipada de professores sem penalizações


Se apostar em reformas antecipadas sem penalização, OCDE alerta que Portugal tem de garantir que tem uma nova geração de professores pronta a entrar nas escolas.

Portugal deveria considerar flexibilizar as regras de aposentação de professores, criando um sistemas de reformas voluntárias sem penalização. Esta é uma das recomendações da OCDE no seu mais recente estudo sobre a utilização de recursos escolares em Portugal.



OCDE destaca o facto de algumas áreas "como a contratação e colocação de pessoal docente e a organização da rede escolar” não terem passado para o poder local.
Observador

OCDE diz que escolas podem estar a manipular números dos alunos com necessidades especiais


Relatório refere distribuição "estratégica" para reduzir número de alunos por turma e gerar apoios adicionais. Número de alunos com necessidades especiais quase duplicou entre os anos lectivos 2010/2011 e 2016/2017.

OCDE recomenda mudanças nas regras de colocação de professores nas escolas e na sua avaliação


Relatório refere que modelo de recrutamento de docentes tem regras claras. Mas cria atrasos nas colocações. E desencontros “entre as necessidades das escolas e os interesses e competências dos professores”. Muitos destes estão "insatisfeitos" com os locais onde trabalham.
Público

OECD Reviews of School Resources PORTUGAL




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