quarta-feira, 15 de abril de 2020

É falso que os Educadores de Infância não acompanham as crianças

Na sequência de uma peça jornalística errada transmitida no Jornal das 13, pelo canal SIC, onde se afirmava "as Educadoras não acompanharão as crianças, mas que terão apoio televisivo”, o Educador Paulo Fernandes André, representante dos Educadores de Infância no Conselho Municipal de Educação de Braga, achou por bem redigir e enviar a seguinte comunicação:


Direcção de Informação
SIC
Ex.mos Srs.

Na vossa edição do noticiário das 13H de segunda-feira, dia 13 de abril referiam que “as Educadoras não acompanharão as crianças, mas que terão apoio televisivo”. Esta é uma afirmação FALSA e INCORRETA.

FALSA porque não reflete a realidade do trabalho diário destes profissionais desde que foram encerradas as Escolas e Jardins de Infância da rede Pública. Por iniciativa dos educadores foram criadas redes de contactos, recorrendo a aplicações de rede social, elaborados planos de atividades e rotinas diárias. Os educadores tiveram a preocupação de perceber que recursos os seus alunos possuíam, que possibilidade de acesso: em muitos casos mobilizaram-se recursos de empréstimo para permitir acesso a este meio de comunicação.

Em ultima análise, é FALSO porque as direções dos Agrupamentos tem tido a preocupação de manter toda a comunidade em atividade, e a educação pré-escolar não se exclui desta comunidade.

INCORRETA porque não se fundamentou numa pesquisa factual que fundamentasse tal afirmação. Tal como vemos em muitos outros apontamentos jornalísticos, nenhum educador foi ouvido para substanciar tal afirmação.

Poderia o Vosso Jornal ter afirmado que “ a aprendizagem em educação pré-escolar é essencialmente, mediada pelo educador, pelo que o ensino à distância se torna uma realidade estranha”, ou “a ausência de um currículo nos moldes dos restantes ciclos de ensino, dificulta o desenvolvimento deste modelo de ensino-aprendizagem”, ou até, numa versão mais simples: “as crianças são muito pequeninas, é difícil mantê-las em atividades dirigidas… é difícil….”

É estranho ver uma afirmação destas num bloco noticiário, num canal que nos habituou a QUALIDADE e RIGOR, para além da ISENÇÃO de ouvir todas as partes.

Fosse esta afirmação avaliada pelo Poligrafo e mereceria a nota de “PIMENTA NA LíNGUA”.

Grato pela vossa atenção,
Paulo Fernandes André, Educador de Infância

9 comentários:

  1. Sou educadora de Infância, e sim, estou em contacto permanente com os meus alunos e suas famílias, bem como todas as minhas colegas do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques de Alcanede, Santarém. Como meios de comunicação estabelecemos contactos telefónicos, utilizamos a plataforma Moodle do Agrupamento e foram criados grupos com cada turma, no facebook e Whatsup. Nestes meios de comunicação, são publicados os trabalhos realizados pelas crianças com a ajuda das suas famílias, sendo que todos os dias lhes é disponibilizado um plano diário com sugestões de atividades a realizar. Não é o ideal, mas estamos a fazer o nosso melhor, mediante as circunstâncias em que estamos a viver!

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  2. Senhores jornalistas, antes de darem qualquer notícia façam os trabalhos de casa, depois sim depois de fundamentados com rigor profissional, divulguem, não se ponham a adivinhar que isso dá sempre para a mentira e falsidade. Tal como os meus colegas informaram os(as) educadores(as) têm acompanhado as suas crianças e famílias e investido em pesquisa e tempo para amenizar este tempo difícil e proporcionar às suas crianças as aprendizagens neste contexto tão peculiar.

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  3. Não ouvi a peça jornalística, mas de fato é lamentável e falso o que foi divulgado.Ainda , hoje de manhã, eu, e todas as educadoras do agrupamento a que pertenço, ( valpaços), estivemos em sessão síncrona com as crianças. À semelhança dos outros docentes, os Educadores de Infância têm agendado o trabalho sessões sincrono e assincrono.

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  4. Sou educadora de infância que diariamente vou mantendo contacto com as crianças do meu grupo e suas famílias. Tendo criado dois grupos...um no whtsApp e outro Facebook. Onde semanalmente partilho um plano semanal com sugestões de atividades...que procuro abranger as diferentes áreas de conteúdos.
    As famílias vão partilhando...o que os seus educandos vão fazendo...referindo aquelas que demonstrou mais intetesse...as que necessitou de apoio...as atividades propostas por elas.
    Diariamente vamos explorando atividades divertidas...do seu interesse...as que não tiverem intetesse, não fazem.
    De forma a tornar os dias com uma rotina e promover aprendizagens. Não envio fichas, nem desenhos prefeitos...

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  5. Completamente falso. Mas não foi só a SIC que errou, o Primeiro Ministro também o disse quando falou ao país sobre o terceiro período. Enfim...falta de... e mais não digo porque fiquei muito chateada!

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  6. Pena k para muitos os Educadores de Infância nunca fazem nada. Eu adoro a minha profissão e os meus meninos. Mas por vezes sinto me tão desvalorizada. "Ah Tomas conta de crianças. Brincas com crianças". É mesmo triste. E falo por mim neste caso de ensino à distância torna se ainda mais complicado. Porque nós como profissionais sabemos o k pretendemos, mas temos sempre de pesquisar outros métodos adaptados às realidades dos pais em casa. Mas pronto, para muitos continuamos sem fazer nada.....

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  7. Durante o ano nao querem fazer nenhum, inclusive os profs.. era agora que queriam .ahahaha.
    Granda ano para os profs
    Ja se livraram do mal

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  8. Apesar de já estarmos em julho... O meu comentário, porque anda por aí muita gente que pouco ou nada sabe. Os educadores estiveram sempre presentes, tal como foi referido aqui. Falo pelafpela pública. E além de toda essa envolvência, não façam como alguns representantes de alguns partidos políticos que agradeceram ao pessoal da saúde, da segurança e esqueceram-se dos educadores e professores que estiveram em trabalho direto com os filhos desses profissionais, a trabalhar nas escolas, porque nem todos têm com quem deixar os filhos e eu, como alguns colegas, alguns deles com mais de sessenta anos, estivemos lá,de corpo, coração e alma com crianças que não conhecíamos a fazer o possível para que os seus dias fossem tão normais quanto possível.
    Sem dúvida foi um "Ganda" ano, por podermos concluir que podemos sempre ser melhor do que pensávamos e distribuirmos sorrisos num clima de dúvida e insegurança. E o resto, é conversa, de gente totó :-))

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  9. Em todos os canais, em todos os noticiários já alguma vez apareceu uma sala de Jardim de Infância??? NÂO.
    Só apresentam cadeiras e mesas e alunos do secundário.
    No Jardim de Infância tudo é diferente, mesas redondas, ou retangulares, a sala tem as áreas, "os cantinhos"... jogos de construção de chão, os carrinhos e a garagem, a pintura...
    Estamos em Julho e ainda não houve um canal Televisão que informa-se e mostra-se como se trabalha numa sala de Jardim de Infância, como é organizada a sala do J.Inf. com crianças com 3, 4, 5 e até de 6 anos.

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