Este estudo (EDULOG) foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação Da desigualdade social à desigualdade escolar nos municípios de Portugal, da Nova School of Business and Economics.
Neste estudo, caracterizamos e analisamos até que ponto o desempenho escolar dos
alunos está condicionado ao contexto socioeconómico das suas famílias para o caso de Portugal
com uma desagregação geográfica até ao nível do município. Utilizamos dados de 2007 a 2018
sobre as características socioeconómicas das famílias dos alunos, tais como a habilitação
escolar, nível de rendimento e emprego dos pais para construir um índice de estatuto
socioeconómico. Esse índice permite analisar a forma como as condições socioeconómicas
dos alunos se relacionam com os seus percursos escolares e com as classificações obtidas
em exames nacionais de Matemática e Português no 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade. Os
resultados mostram que alunos com condições socioeconómicas semelhantes têm resultados
escolares muito diferentes consoante o município em que residam.
Sem comentários:
Enviar um comentário