quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

24 de janeiro - Dia Internacional da Educação


A UNESCO dedica o Dia Internacional da Educação, celebrado em 24 de janeiro de 2024, ao papel crucial que a educação e os professores desempenham no combate ao discurso de ódio, um fenômeno que virou uma bola de neve nos últimos anos com o uso das mídias sociais, prejudicando o tecido de nossas sociedades.

O mundo está vendo uma onda de conflitos violentos em paralelo com um aumento alarmante de discriminação, racismo, xenofobia e discurso de ódio. O impacto dessa violência transcende qualquer fronteira baseada em geografia, gênero, raça, religião, política, offline e online. Um compromisso ativo com a paz é mais urgente hoje do que nunca: a educação é central para esse esforço, como sublinhado pela Recomendação da UNESCO sobre Educação para a Paz, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. Aprender para a paz deve ser transformador e ajudar a capacitar os alunos com os conhecimentos, valores, atitudes e habilidades e comportamentos necessários para se tornarem agentes da paz em suas comunidades.

A UNESCO combate o discurso de ódio por meio da educação e da alfabetização midiática e informacional, promove padrões internacionais sobre liberdade de expressão para abordar as causas profundas do discurso de ódio e apoia os países a construir respostas eficazes, inclusive fomentando a capacitação de reguladores e operadores judiciais e defendendo maior transparência das empresas de internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário