"Novo modelo de avaliação entra em vigor este ano letivo, mas de forma simplificada, só para os docentes contratados e com horário zero.
O novo modelo ficou assinado na sexta-feira passada, mas ainda não é este ano que todos os professores vão ser avaliados. O ano letivo de 2011/2012 será destinado à criação dos instrumentos necessários à sua implementação nas escolas. Será ainda preciso formar os avaliadores internos e externos. Por isso, não haverá aulas observadas.
Assim, este ano apenas os professores contratados e com horário zero serão avaliados, pois terão de ir a concurso em 2012. Mas esta avaliação será simplificada. Para os restantes professores que este ano ficam de fora da avaliação, o congelamento das carreiras vai originar que os seus efeitos só se façam realmente sentir aquando da progressão.
Os ciclos de avaliação passam a coincidir com as mudanças de escalão. As vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalão serão revistas. Os professores contratados são avaliados anualmente de forma simplificada. E se o contrato for inferior a 180 dias não serão avaliados. No entanto, este tempo de serviço será contabilizado para concurso e graduação de carreira. Quem estiver posicionado no 9.º e 10.º escalão terá uma avaliação também mais simples. Mas de modo geral, todo o processo está menos burocrático. Exemplo disso: o relatório de autoavaliação pedido aos professores terá um limite de três páginas, sem anexos. Estas são as linhas gerais do novo modelo de avaliação."
Andreia Lobo
Educare
Andreia Lobo
Educare
Sem comentários:
Enviar um comentário