sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Programa Eleitoral do PSD às Eleições Legislativas 2022.

Programa Eleitoral do PSD - Legislativas 2022


Educação (Página 4)

• Planeamento da rede escolar com periodicidade trienal.  

• Eliminação progressiva das turmas mistas com mais de dois anos de escolaridade. 
 
• Número de alunos por turma e a sua distribuição passa a ser responsabilidade das escolas.  
 
• A instituição de três Academias (Norte, Centro e Sul) orientadas em exclusivo para a formação de futuros diretores, subdiretores, adjuntos e coordenadores de estabelecimento, de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, através de programas certificados de estudos pós-graduados.  
 
• Reforma do Ensino Profissional - reformulação do curriculum dos cursos profissionais, com reforço da componente de aprendizagem em contexto de trabalho.  
 
• Provas nacionais no final de cada ciclo: de aferição no 4º ano, finais no 6º e 9º anos, exames finais no 11º e 12º anos de escolaridade.  
 
• Definição dos perfis de docentes e recuperação do modelo de profissionalização em exercício correspondente ao período de indução (1 ano) previsto no Estatuto da Carreira Docente.  
 
Recuperação do tempo de serviço dos docentes para efeitos de aposentação, despenalizando as aposentações antecipadas e majorando o valor das respetivas pensões

A desqualificação do sistema educativo (Página 12)

"O ambiente que se vive em muitas escolas é de desorientação e de desmotivação face à incapacidade do Ministério da Educação em dar resposta adequada aos problemas do dia a dia. Faltam os recursos educativos, mas é abundante a burocracia e a acumulação de diretivas contraditórias sem qualquer respaldo nos problemas reais dos alunos, dos professores e demais funcionários"

Educação de qualidade, desde a primeira infância (Página 43)

Mais autonomia com mais competências para as escolas (Página 117)

Qualificar o ensino profissional (Página 119)

Avaliação externa das aprendizagens (Pagina 120)

Dignificar a profissão docente -  Formação inicial e profissionalização (Página 121) 

Avaliação e progressão na carreira - Mobilidade - Tempo de serviço e aposentação (Página 122)

"O PSD, coerente com a posição adotada em 2018, entende compensar o tempo de serviço dos docentes que não foi reconhecido pelo anterior Governo. Não sendo possível fazê-lo em termos de progressões nem da redução da componente letiva - como havíamos proposto então - propomos que esse tempo efetivamente trabalhado possa ser mobilizado para efeitos de aposentação, de forma a despenalizar as aposentações antecipadas e a majorar o valor das respetivas pensões."

Programa Eleitoral PSD - Legislativas 2022

1 comentário:

  1. A recuperação de serviço dos docentes para efeitos de aposentação é uma falaciosa mentira, pois quem conhece minimamente a estrutura da carreira docente sabe que o que aos professores foi retirado foi o tempo para progressão de serviço em termos de escalões e não o tempo para aposentação. O PSD nada sabe de educação nem da carreira dos professores, preferindo espalhar mentiras...

    ResponderEliminar