quinta-feira, 21 de julho de 2022

Contra a discriminação e por uma Carreira para Todos!

Bruxelas ameaça levar Portugal a tribunal se não acabar “discriminação” dos professores contratados

Governo tem dois meses para mudar a lei, insta Comissão Europeia. Estes docentes auferem sempre o salário mínimo da carreira independentemente do número de anos de serviço, ao contrário dos colegas do quadro.

A Comissão Europeia ameaça levar o Estado português ao Tribunal de Justiça da União Europeia se o país não resolver o tratamento “discriminatório” dos professores contratados, que não pertencem aos quadros. Em causa estão as condições dadas a estes docentes que recebem sempre o mesmo salário, o mais baixo da carreira, que vai pouco além dos 1000 euros mensais líquidos, mesmo que estejam a dar aulas há uma ou duas décadas. 

2 comentários:

  1. Não vejo o ME muito preocupado com esta ilegalidade ou prática de “Chico espertismo”, por menos , e. g. Reprovaram a proposta na AR que pretendia valorizar os professores contratados que tirassem um mestrado ou doutoramento antes de pertencer aos quadros…Enfim, na minha modéstia só sei é que não dou o meu voto a estes pulhas.

    ResponderEliminar
  2. Para além da situação dos contratados há discriminação com os professores que iniciaram a carreira com o grau de bacharel e estão a ser ultrapassados, mesmo pertencendo ao quadro!

    ResponderEliminar