A Educação pelos Direitos da Criança da UNICEF, assente nos princípios da Convenção sobre os Direitos
da Criança (CDC), visa reforçar a participação da criança, a tomada de decisão informada, a cidadania ativa e democrática e o respeito pelos direitos humanos. É um processo através do qual as escolas se vão tornando plenamente promotoras e defensoras dos direitos, tendo em conta o contexto educativo e a cultura de escola.
Esta abordagem enquadra-se nas prioridades da
Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania,
em convergência com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais definidas pelo Ministério da Educação, num
quadro de autonomia e flexibilidade curricular.
A centralidade dos direitos humanos na educação é
reconhecida como referencial de valores e princípios
por que se deve pautar a cultura e as práticas das
escolas, tendo em vista o desenvolvimento e formação
de cidadãos responsáveis, ativos, democráticos e
participativos. Os direitos da criança são direitos
humanos e nesse sentido, a Educação pelos Direitos da
Criança é uma componente da educação pelos direitos
humanos.
O presente Manual apresenta os fundamentos e experiências práticas de Escolas pelos Direitos da Criança, convidando as comunidades educativas a integrarem esta rede de escolas empenhadas na realização dos direitos da criança, potencialmente transformadora de todo o ambiente escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário