Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
O PODER DE COMPRA DA REMUNERAÇÃO MÉDIA LÍQUIDA DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA EM 2021 É AINDA INFERIOR EM 10,3% AO DE 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2021
Notícias e opiniões do dia
Uma Educação para os amigos?
Porque faltam professores? Por todo um conjunto de políticas desastrosas ao longo de, pelo menos, 15 anos na área da gestão dos recursos humanos na Educação.
Quem quer ser professor?
É preciso que a profissão seja atractiva, sob pena de serem cada vez menos os que a querem. É preciso que quem está nas escolas não seja esmagado pela burocracia e haja condições efectivas para ensinar, sobretudo em zonas mais desfavorecidas e com mais problemas sociais.
Governo quer formar diplomados de outras áreas para colmatar falta de professores
Até 2030 é preciso contratar mais de 34 mil professores para o ensino público
quarta-feira, 17 de novembro de 2021
Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030
Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030
Vão chamar um almirante? A sério???
O abandono escolar não se faz só de alunos. Faz-se também de professores.
É preciso saber responder a uma pergunta: "Como se extingue um professor?"
Nada mais simples.
Três coisas: aumentar as distâncias, adular o acessório e descuidar o essencial.
Movimento Anual da Rede Escolar Pública
Portaria n.º 255/2021
1 - A identificação dos agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas consta do mapa anexo, indicado como anexo i, com os seguintes elementos:
i) Direção de Serviços Regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares;
ii) Distrito;
iii) Concelho;
iv) Agrupamentos e estabelecimentos de educação e ou de ensino que os constituem;
v) Estabelecimentos de ensino não agrupados.
2 - Nas escolas agrupadas a sede do agrupamento aparece em primeiro lugar, devidamente assinalada, com a indicação «Sede».
3 - Os agrupamentos de escolas são identificados pelo respetivo código de agrupamento.
4 - As escolas agrupadas e as escolas não agrupadas são identificadas pelo respetivo código de escola.
terça-feira, 16 de novembro de 2021
Espaço de aprendizagem da União Europeia
Espaço de aprendizagem
Material didático
“Jamais poderei ignorar as políticas educativas turbulentas e incongruentes dos governos de Costa”
Afinal, para que serve a escola?
Carmo Machado
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
Publicação das Listas Provisórias dos candidatos selecionados e excluídos - Projeto C.A.F.E. em Timor-Leste
Listas Provisórias de selecionados e de excluídos em sede de entrevista
Governo encerra negociações sobre as atualizações salariais para 2022
Assim, já a partir de janeiro de 2022, os salários dos trabalhadores públicos serão valorizados por duas vias: todos salários terão uma atualização transversal de 0,9% e a Base Remuneratória da Administração Pública (BRAP) será atualizada para o valor da retribuição mínima mensal garantida.
Tratando-se de uma atualização em linha com a inflação, o Governo decidiu avançar com a mesma, procedendo à respetiva negociação com as estruturais sindicais para, desta forma, permitir que os trabalhadores públicos beneficiem da atualização logo a partir de janeiro. A atualização dos salários da Administração Pública em 0,9% a partir de 1 de janeiro de 2022 tem um custo de 225 milhões de euros.
Governo e sindicatos concluem negociação sobre as atualizações salariais de 2022
Isto chega a ser "criminoso", ninguém merece tanta incompetência
Socorro, estão a matar a escola pública!
Paulo Baldaia
Faço figas para que o próximo governo, seja ele de que cor for, leve mais a sério a defesa da escola pública.
Já podem comprar bicicletas e capacetes para as escolas públicas!!!
Portaria n.º 605-A/2021
sábado, 13 de novembro de 2021
Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação desde 2015, não tem soluções
sexta-feira, 12 de novembro de 2021
Comissão Europeia abre procedimento de infração contra Portugal por causa da contratação de docentes
A Diretiva 1999/70/CE do Conselho de 28 de Junho de 1999, no seu artigo 4º, nº1, diz:
Reserva de recrutamento n.º 11
Listas – Reserva de recrutamento n.º 11
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 11
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
Modelos de diplomas e certificados
Formação contínua deve ser realizada nos termos previstos na sua acreditação a partir de 31/12/2021
quarta-feira, 10 de novembro de 2021
Governo confirmou hoje a proposta de atualização salarial de 0,9% para a função pública em 2022
Governo confirma aumentos salariais de 0,9% na função pública
TSF
Consulta Pública - Curso artístico especializado de teatro do ensino básico
Parlamento aprova a revogação do Cartão do Adepto
Revogação completa da Portaria que regulamenta a aplicação do Cartão do Adepto acontecerá apenas quando o diploma, agora aprovado, subir a plenário para a votação global.
PCP recomenda ao Governo a eliminação da imposição administrativa de vagas para a progressão aos 5.º e 7.º escalões da carreira docente
A opinião de Santana Castilho - A saúde mental das crianças e jovens
Resultados da eleição dos membros do Conselho das Escolas
Resultados eleitorais homologados
terça-feira, 9 de novembro de 2021
Programa da Escola a tempo inteiro é um projeto de apoio social
Escola a tempo inteiro: em Portugal serve para apoiar as famílias, noutros países para reforçar aprendizagens
More time at school
- fornecer novas oportunidades para os alunos desenvolverem diversas competências por meio de uma gama de atividades opcionais e apoio ao aluno, reduzindo assim também desigualdades socioculturais
- adaptar os horários escolares às necessidades das famílias trabalhadoras e de baixa renda, assim, também promovendo a justiça social e reduzindo a carga sobre as famílias para fornecer cuidados após a escola.