A DGEEC apresenta neste estudo realizado pela NovaSBE, as projeções das necessidades de recrutamento de novos docentes nas escolas públicas em Portugal Continental até 2030/31.
Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030
• Este estudo apresenta projeções da evolução do número de alunos, de docentes
e de necessidades de recrutamento no sistema público de ensino português até
ao ano letivo 2030/31.
• Prevemos que em 2030/31 o número total de alunos no sistema de ensino
português seja de 960.919 alunos, uma queda de 15% em relação aos 1.131.733
observados em 2018/19.
• Dos 120.369 docentes observados em 2018/19, calculamos que apenas 73.401
ainda não se terão reformado no ano letivo 2030/31, o que corresponde a uma
redução de 39%.
• Esta redução é maior na educação pré-escolar, com uma redução de 61% no
período considerado, seguido do 2º ciclo do ensino básico com uma redução de
46%.
• As necessidades de recrutamento de novos docentes irão crescer ao longo do
tempo; entre 2021/22 e 2030/31 será necessário recrutar o equivalente a 29%
do número de docentes que estava em exercício de funções em 2018/19.
• A nível da região (NUTS III), as necessidades de recrutamento cumulativas de
novos docentes em termos relativos são também relativamente similares, com
valores que variam entre 25% e 35% para praticamente todas as regiões.
Algumas das exceções são a região de Tâmega e Sousa, com 19%, e a região de
Terras de Trás-os-Montes, com 39%.
• Em termos relativos face ao número de docentes em 2018/19, a educação pré-escolar com uma necessidade de 54%, seguida do 2º ciclo com 30%, são os níveis
de ensino que apresentam maiores necessidades de recrutamento até 2030/31.
• Se no cálculo das necessidades de recrutamento futuras não forem
contabilizados os atuais docentes contratados, ou seja, se forem considerados
apenas os atuais docentes de Quadro de Escola e QZP, então o total de novas
contratações necessárias até 2030/31 agravar-se-ia, em praticamente 39% - de
34.508 no cenário base para 47.976 neste cenário.
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