quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Pais rejeitam os computadores devido às condições de utilização exigentes

O Ministério da Educação comprou computadores para garantir que todos os alunos estão preparados para estudar a partir de casa, neste novo período de confinamento. Contudo, nem todos os pais aceitam os equipamentos atribuídos aos alunos abrangidos pela Ação Social Escolar, no âmbito do programa Escola Digital.

O Jornal de Notícias avança que os pais rejeitam os computadores devido às condições de utilização exigentes. Citado pela mesma publicação, o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) sublinha que a recusa é justificada «por não se quererem responsabilizar por um equipamento que não é deles».

O acordo proposto pelo Ministério da Educação passa pelo empréstimo do computador com a obrigação de ser devolvido, mais tarde, em boas condições. Na Escola Secundária de Canelas, em Gaia, por exemplo, haverá «uma sala cheia de computadores ainda dentro das caixas» por isso mesmo, segundo adianta o diretor desse estabelecimento de ensino. Ao Jornal de Notícias, indica que aguardam resposta do Estado sobre como proceder.

Em Setúbal, outro caso semelhante. O diretor da Escola Secundária de Bocage garante que os encarregados de educação não aceitam levar os computadores para casa «quando percebem que é um empréstimo com condições exigentes de utilização». Isto significa, por exemplo, a impossibilidade de instalar programas à escolha dos alunos.

1 comentário:

  1. Será que um computador que saia com 4 GB de memória, terá de ser devolvido com 8 GB de memória??? Ah... querem devolver tudo danificado?
    CLARO... foi a isto que conduziu o tipo de práticas a que os foram habituando, ou seja, a da inimputabilidade e da irresponsabilidade total dos infantis e juvenis e jovens menores. Os portugueses foram criando o hábito de que os filhos nunca fazem anda de mal... e se o fazem é "sempre sem querer". Assim, mesmo que danifiquem a escola, os pais NUNCA são responsabilizados!!! Agora que têm de assumir a responsabilidade... lá vem o grito: "TIREM-ME DESTE FILME".

    ResponderEliminar