sexta-feira, 24 de maio de 2019

Fasear ou não fasear os 2 anos, 9 meses e 18 dias?




Fasear ou não fasear a recuperação dos dois anos congelados? É esta a questão a que os professores têm de dar resposta até 30 de junho. Veja as simulações para perceber qual a melhor opção.

Progredi em 2018. Devo fasear? Sim

Ia progredir a meio de 2019. Devo fasear? Não

Ia progredir no primeiro trimestre do 2020. Devo fasear? Sim

Ia progredir no final de 2020. Devo fasear? Sim

Ia progredir só em 2021. Devo fasear? Sim
:::


O Governo estima que, à boleia do faseamento dos dois anos, nove meses e 18 dias recuperados, mais 17 mil professores reúnam as condições necessárias para progredir de escalão ainda este ano, mas não é certo que esses docentes consigam dar tal salto. Isto porque, além de tempo de serviço, avançar na carreira docente exige 50 horas de formação contínua e, em certos escalões, observação de aulas, podendo as escolas e os centros de formação não ter capacidade para dar respostas atempadas a esses requisitos. Por isso, a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) exige que o Executivo de António Costa crie um “regime excecional”.

1 comentário:

  1. Eu acho muito bem que seja feito este "regime excecional" pois com toda esta instabilidade nem todos os professores conseguiram fazer formação tal como é exigida pelo ECD. O que resultaria numa perda de tempo e não recuperação. Não se afirma que a progressão nos professores é só o tempo de permanência???Então vamos fazer disso uma verdade e façam de forma excepcional uma possibilidade de progressão apenas com base no tempo de permanência no escalão.

    ResponderEliminar