Seminário temático “O que queremos para as nossas crianças?”
27/10/2018 - 08:30 Horas
Auditório Carvalho Guerra | Campus Foz
Enquadramento
A formação dos profissionais docentes que trabalham em fases sequenciais da infância
– Educação de Infância e 1º ciclo do Ensino Básico - tem sido segmentado por dois
níveis organizativos do sistema que se configuram com tradições, histórias e culturas
muito diversas, o que contribui para a dificuldade de articulação e continuidade na
educação das crianças que atravessam este continuum do seu desenvolvimento e
do início da sua formação em termos da estruturação básica de todo o percurso do
aprendente. A garantia desta harmonização não deve descurar a manutenção das
especificidades desejáveis, mas requer, numa lógica de educação como processo
continuado e coerente, que se facilitem e promovam as continuidades e transições de
forma harmoniosa.
É neste contexto que se desenhou o presente seminário, que procura constituir-se
enquanto palco de reflexão sobre as especificidades desta harmonização.
Objetivos
- Analisar especificidades da educação para a infância
- Clarificar percursos históricos e políticos das políticas e práticas educativas para a
infância
- Debater a problemática da (des)continuidade pedagógica, curricular e cultural dos
contextos do sistema educativo que se dirigem à infância
- Contribuir para uma visão integrada e práticas integradoras nos níveis iniciais do
sistema educativo
Sem comentários:
Enviar um comentário