Auditoria ao Abandono Escolar Precoce
"Registam-se francos progressos na redução do Abandono, mas é necessário conhecer a sua real dimensão para melhor o combater
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A redução do Abandono é uma prioridade assumida por Portugal e um dos principais objetivos da Estratégia Europeia 2020 e da Agenda 2030. Em Portugal, a redução do Abandono tem tido uma evolução muito positiva, passando de 50%, em 1992, para 10,6%, em 2019, muito próximo da meta de 10% estabelecida para 2020.
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Embora a meta de 10% de Abandono esteja em vias de ser atingida, Portugal ainda está longe de eliminar o Abandono, situando-se em 21.º lugar entre os 28 países da União Europeia. Permanece, assim, a necessidade de medir e monitorizar o Abandono, ampliada pelo recente recurso ao ensino a distância para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 que intensifica os riscos de Abandono dos alunos com uma relação mais frágil com a escola"
RECOMENDAÇÕES
Em resultado da auditoria realizada ao Abandono Escolar Precoce, recomenda-se ao Ministro
da Educação que diligencie no sentido de serem superadas as várias insuficiências e deficiências
assinaladas no presente Relatório, designadamente quanto à/ao:
a) Definição de uma estratégia global para o combate ao Abandono que integre uma
estrutura de monitorização e avaliação;
b) Definição clara e inequívoca dos conceitos de Abandono e de risco de Abandono e dos
respetivos indicadores no sistema de ensino nacional;
c) Mapeamento do Abandono, com detalhe a nível nacional, regional e local;
d) Implementação de sistemas de controlo eficazes para o cumprimento dos deveres de
matrícula e de frequência na escolaridade obrigatória;
e) Interoperabilidade dos sistemas de informação para a recolha de dados de alunos no
território nacional e de modo tempestivo;
f) Promoção da transparência e do detalhe no Programa Orçamental PO 14, onde se mostre
evidenciado, designadamente, o montante afeto ao combate ao Abandono.
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