segunda-feira, 1 de junho de 2020

Qualquer que seja o cenário futuro da escola, a função dos professores é decisiva e está em mudança

Desconfinar a escola

Ana Maria Bettencourt

A covid-19 veio mostrar que o modelo de escola que temos, afinal, não é imutável. Constatámos que foi possível construir rapidamente mudanças. Serão sustentáveis?

O que ficará na educação deste tempo de incertezas e medos?

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Reconhecimento do trabalho dos professores

Somos devedores do reconhecimento aos professores pelo modo como procuraram enfrentar o “tsunami”.

Foi preciso que os alunos sentissem que a escola não os tinha abandonado, procurar estratégias para chegar a eles, aprender em urgência a utilizar meios tecnológicos. Tratava-se, sobretudo, de preservar, mesmo a distância, o que a escola tinha de mais importante, a relação professor-aluno.

Qualquer que seja o cenário futuro da escola, a função dos professores é decisiva e está em mudança.

A insistência em práticas de transmissão de conteúdos, em competição com a diversidade de fontes a que os alunos têm hoje acesso, não tem futuro. É um processo em que os professores estão, há muitos anos, a ser derrotados, como o revela o desinteresse progressivo dos alunos pelas aulas.

O tempo dos professores é precioso e deve ser consagrado em grande parte à organização das aprendizagens e aos apoios aos alunos, funções que têm sido desvalorizadas.

Muitas das soluções encontradas agora pelas escolas e pelos professores exigiram capacidade de pesquisa, trabalho colaborativo e espaços de formação que é necessário reforçar.

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