Deste período convulso, inédito, perturbador não sairemos iguais. Que memória guardaremos dele? Em que
conhecimento poderemos assentar decisões tão racionais quanto possível? Que esperanças poderão
acender a noite?
Na incerteza e na inquietação, estamos a procurar “regressar à normalidade”, a “construir uma nova
normalidade” ou a aprender a “conviver com a permanente anormalidade”?
O CNE efetuou uma breve consulta aos seus conselheiros que permitiu
identificar problemas, desafios e sugestões que se sintetizam no quadro apresentado neste documento.
Para o próximo ano letivo, chamaram a atenção para a importância do reforço das aprendizagens; a concessão
de mais autonomia às escolas e professores na gestão dos programas, por forma a encontrar soluções flexíveis
e adequadas às necessidades individuais dos alunos; o ajustamento do calendário escolar, sem pôr em causa
a estabilidade do ano letivo.
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A OCDE tem procurado recolher dados, informações, análises e recomendações sobre os desafios da educação, de saúde, económicos, financeiros e sociais colocados pelo impacto do Coronavírus (COVID-19).
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