quinta-feira, 5 de maio de 2022

O que a Internet diz de si!

O Centro Nacional de Cibersegurança, através do projeto Centro Internet Segura e em parceria com a Ordem dos Psicólogos, lança a campanha O que a Internet diz de si! Este projeto de sensibilização visa promover comportamentos seguros na Internet e destina-se aos adultos mais velhos.

Este grupo com baixa literacia digital, a viver numa sociedade cada vez mais tecnológica, deseja sentir-se incluído. Nesse sentido, a população de adultos mais velhos cedeu ao uso de dispositivos móveis, computadores e tablets, com o desejo de encurtar o gap geracional, que existe com as camadas mais jovens - filhos e netos. Modernizaram-se e adotaram algumas práticas comuns às gerações mais novas, passando a fazer compras online, contactar com familiares e amigos através de plataformas digitais, ter teleconsultas, aderir a redes sociais, e muitas outras atividades realizadas em ambiente digital.

A pandemia de covid-19 e o consecutivo isolamento intensificaram esta necessidade de adaptação. Por isso, reforçar os seus conhecimentos, ajudando-os a combater esta falta de competências, de forma dinâmica, tangível e prática - aproveitando a motivação e necessidade que os mesmos sentem - revelou-se fundamental.

A população de adultos mais velhos identifica-se com a campanha O que a Internet diz de si!, pela informação espelhada em personalidades conhecidas da sua geração, como Júlia Pinheiro e Júlio Isidro. Aqui, as boas práticas transmitidas por um “rosto familiar” permitem aprender, de forma lúdica e leve, boas práticas no uso da Internet.

Tanto o Centro Nacional de Cibersegurança como o Centro Internet Segura promovem continuamente a utilização segura e saudável da Internet e meios tecnológicos associados, através das respetivas plataformas digitais e redes sociais.

Como a formação é sempre uma mais-valia, a realização dos cursos e-learning disponíveis aqui é também uma fonte de informação e conhecimentos muito útil para a adoção de boas práticas.

Obtenha apoio, para esclarecimento de dúvidas ou denúncia de conteúdos ilegais, junto da Linha Internet Segura. Utilize o número gratuito 800 21 90 90 - disponível das 8h00 às 22h00, o email linhainternetsegura@apav.pt ou o formulário Pedir Esclarecimento.

Pode encontrar mais informação sobre:


- eBook Pais, filhos & tecnologia

- Silver Surfer - Informations et conseils pour seniors

- Silver Surfer

- Comunidades Pró Envelhecimento

- Cursos e-learning: Cidadão Ciberseguro; Cidadão Ciberinformado; Consumidor Ciberseguro; Cidadão Cibersocial

- Boas práticas no MB WAY

- Password

- Cibersegurança: A Sua Caixa de CiberFerramentas

Sem comentários:

Enviar um comentário