António Dias de Figueiredo
...
Em resumo, são estes os desafios que se colocam à educação em Portugal a partir do próximo mês de setembro:- Reforçar radicalmente a autonomia nas escolas.
- Assegurar que cada escola ou agrupamento constitui uma infraestrutura tecnológica sustentável e um padrão de práticas que a prolongue de forma permanente para o espaço online.
- Desenvolver de forma gradual a competência dos professores para a educação online.
- Iniciar um percurso gradual de apropriação cultural do telemóvel para a prática pedagógica.
- Manter um serviço público, pedagógico, televisivo de alta qualidade para as populações que pretendam aprender mas não têm alternativas e assegurar, desde já, através desse serviço, um programa de alfabetização e de literacia digital.
Ler Artigo Completo
::::
Paulo Guinote
Ou as novas tecnologias servem a Educação e os seus agentes ou servem apenas para uma nova forma de servidão laboral, só que com o verniz da modernidade digital.
...
Um “novo paradigma” não pode ser o mesmo de sempre em termos de procedimentos + computadores + sessões à distância em sincronia. Caso contrário é apenas o velho paradigma com roupagens novas.
Sem comentários:
Enviar um comentário