segunda-feira, 6 de abril de 2020

Publicações da Rede Eurydice / DGEEC

O Ensino Obrigatório na Europa – 2019/20


Consulte a nova publicação da Rede Eurydice com informação sobre a duração da educação/formação de caráter obrigatório nos 43 sistemas educativos da Europa, e também a idade dos alunos no início e na conclusão desta etapa.

Esta publicação centra-se na duração e idades de início e de conclusão da escolaridade obrigatória na Europa. Distingue os conceitos de educação/formação obrigatória em regime de tempo inteiro e de tempo parcial. Apresenta informação disponível para 43 sistemas educativos europeus, abrangendo 38 países participantes no programa Erasmus+ da União Europeia.


A Estrutura dos Sistemas Educativos Europeus 2019/20: Diagramas esquemáticos


A nova publicação da Rede Eurydice em língua portuguesa fornece informações sobre a estrutura dos sistemas de ensino regular nos países europeus, desde a educação pré-escolar até ao ensino superior para o ano letivo e académico de 2019/20. Inclui diagramas esquemáticos de cada país.

Este relatório fornece informações sobre a estrutura dos sistemas de ensino regular nos países europeus, desde a educação pré-escolar até ao ensino superior para o ano letivo e académico de 2019/20. Inclui diagramas esquemáticos de cada país e ainda um guia para a sua interpretação. Contém também um mapa que ilustra os principais modelos organizacionais para o ensino primário e o ensino secundário inferior na Europa: “estrutura única”, “tronco comum” e “ensino secundário inferior diferenciado”. A informação encontra-se disponível para 43 sistemas educativos europeus, cobrindo 38 países participantes no programa Erasmus+ da União Europeia.


Ensino das Línguas Regionais ou Minoritárias


Consulte a nova publicação da Rede Eurydice em língua portuguesa sobre os atuais esforços políticos desenvolvidos na Europa para apoiar o ensino das línguas regionais ou minoritárias nas escolas. Apresenta ainda uma síntese de iniciativas e projetos financiados pela UE destinados a promover o ensino destas línguas.

Este relatório oferece uma panorâmica sobre os atuais esforços políticos desenvolvidos na Europa para apoiar o ensino das línguas regionais ou minoritárias nas escolas. Apresenta referências feitas em documentos oficiais emanados das autoridades de âmbito nacional relativamente às línguas regionais ou minoritárias. Ilustra ainda algumas das atuais políticas e medidas nacionais relativas ao ensino destas línguas nos diferentes sistemas educativos europeus. No final, é apresentada uma síntese de algumas das iniciativas e projetos financiados pela União Europeia destinados a promover o ensino das línguas regionais ou minoritárias nas escolas da Europa.

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